G1 Santos

Inmet alerta para chuvas severas no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, zona da mata de MG e sul do ES

today21 de março de 2024 5

Fundo
share close

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertaram nesta quinta-feira (21) sobre chuvas severas para regiões do estado de São Paulo (incluindo a área de risco do litoral norte), o estado do Rio de Janeiro (incluindo áreas de risco da região serrana), a zona da Mata de Minas Gerais e o sul do Espírito Santo.

De acordo com o Inmet, a causa dos temporais é uma grande frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul e já causou fortes chuvas e ventos naquele estado. Desde a madrugada, foram registrados ventos de até 140 km/h no RS. Cerca de 1 milhão de pessoas ficaram sem energia.

A borda da frente fria começará a causar chuvas intensas no Paraná e em São Paulo já na madrugada.



“Temos hoje uma frente fria no Rio Grande do Sul. Nesta madrugada e nesta manhã já tivemos tempo severo. Ventos superiores a 140 km/h. O vento vai levar a umidade do oceano para o Rio de Janeiro. Teremos tempo severo atuando no Paraná e em São Paulo. Já nesta madrugada, já temos pontualmente algumas áreas com chuva forte, granizo e rajada de vento em São Paulo e Paraná”, afirmou a climatologista Márcia Seabra, do Inmet.

O Inmet calcula volumes de até 200 mm por dia até sábado (23). O alerta de tempo severo dura até domingo (24)

“A partir de amanhã [sexta], teremos acumulado forte em São Paulo, Rio de Janeiro, Zona da Mata de Minas Gerais e Espírito Santo. De sexta até sábado, os acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 milímetros por dia. Em alguns pontos, até mais de 200 mm”, completou.

As autoridades também alertaram para o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.

“No Rio de Janeiro, a situação é mais grave. Estamos trabalhando com hipótese de chuva de 200 mm para cima. A chuva deve começar na sexta-feira e se estender ao sábado”, explicou Marcelo Seluchi, do Cemaden.

Orientações para a população

Inmet e Cemaden deram algumas orientações prioritárias para a população das áreas que serão atingidas pelas tempestades:

  • Evitar deslocamentos desnecessários
  • Ficar atento a alertas da defesa civil nas redes sociais e na internet
  • Pelo Whatsapp (61) 2034-4611, é possível receber os alertas, além de orientações sobre o que fazer em casos de desastres.
  • Alertas pelo Telegram: @defesacivilbrbot




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

jornal-a-tribuna-recebe-medalha-jose-bonifacio-em-homenagem-aos-130-anos

G1 Santos

Jornal A Tribuna recebe medalha José Bonifácio em homenagem aos 130 anos

O jornal A Tribuna recebeu a medalha José Bonifácio, principal honraria da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, em homenagem aos 130 anos de existência. A entrega aconteceu, nesta quinta-feira (21), em cerimônia que contou com a presença do presidente do Grupo Globo, João Roberto Marinho, além de representantes da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), autoridades estaduais e regionais, na sede do Grupo Tribuna, no Centro de Santos. […]

today21 de março de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%