G1 Santos

Jornal A Tribuna recebe medalha José Bonifácio em homenagem aos 130 anos

today21 de março de 2024 8

Fundo
share close

O jornal A Tribuna recebeu a medalha José Bonifácio, principal honraria da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, em homenagem aos 130 anos de existência. A entrega aconteceu, nesta quinta-feira (21), em cerimônia que contou com a presença do presidente do Grupo Globo, João Roberto Marinho, além de representantes da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), autoridades estaduais e regionais, na sede do Grupo Tribuna, no Centro de Santos.

O jornal A Tribuna completa 130 anos em 26 de março e, desde o início do mês, vem celebrando o aniversário em diferentes eventos. Uma cerimônia aconteceu durante almoço especial na sede do Grupo Tribuna, por volta de 14h30 desta quinta-feira.

A história do jornal foi narrada pelo diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini. Ele relembrou os principais personagens do jornal até chegar aos 130 anos e enfatizou que a história está longe do fim. “Espero vocês nos 200 anos”, afirmou.



O jornal recebeu das mãos da deputada federal Rosana Valle moção de aplausos da Câmara de Deputados e placas comemorativas da Prefeitura de São Vicente e do Brasil Terminal Portuário (BTP). As homenagens foram entregues para Regina Clemente Santinia, que representa a família Santini e é presidente do Conselho Administrativo do Grupo Tribuna.

Em seguida, o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), entregou medalha José Bonifácio, principal honraria da cidade de Santos. “A Tribuna tem na ética e na sua independência seus pontos fundamentais inegociáveis e é em reconhecimento a isso que eu tenho a honra, como prefeito, de dar ao Grupo Tribuna a maior honraria que a cidade de Santos pode dar”, disse o prefeito.

“Nós estamos sensibilizados com tanta homenagem que a gente está recebendo”, disse o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, em entrevista ao g1.

Presidente do grupo Globo, João Roberto Marinho, esteve no evento em Santos (SP) — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

O presidente do grupo Globo, João Roberto Marinho, também esteve presente e afirmou que o jornal impresso é muito relevante para veículos de comunicação como um todo.

“O grupo Globo começou com o jornal O Globo em 1925, vai fazer 100 anos no ano que vem, e foi crescendo. A rede Globo veio há 60 e o jornal [impresso] sempre foi uma base, uma inspiração para todo o resto“, disse em entrevista ao g1.

Para ele, acompanhar as comemorações de 130 anos do jornal A Tribuna é motivo de felicidade. “Nós temos muito orgulho de ter essa empresa como uma afiliada para a Globo”, disse Marinho.

Durante a manhã desta quinta-feira, o Grupo Tribuna também recebeu a reunião da direção da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), que geralmente acontece em Brasília. As autoridades de jornais de todo o país foram recebidas por membros da diretoria do Grupo Tribuna, que apresentaram a sede da empresa aos associados.

“É uma homenagem muito importante para nós, para o Jornal, o reconhecimento dos outros jornais dessa entidade tão importante para a mídia do Brasil”, afirmou Marcos Clemente Santini.

Membros da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) conheceram instalações do Grupo Tribuna, em Santos (SP) — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

Para o diretor de conteúdo, Alexandre Lopes, o jornal atinge uma marca histórica ao celebrar 130 anos e a presença de personalidades é uma grande felicidade.

“Treze décadas de publicação jornalística, de bom jornalismo, de jornalismo de credibilidade. Nesse dia a gente receber tanta gente importante e relevante para o nosso meio, eu acho que é um prazer enorme para o Grupo Tribuna e para o jornalismo”, ressaltou.

O presidente-executivo da ANJ, Marcelo Rech, também celebrou a reunião no Grupo Tribuna em comemoração ao aniversário do jornal. Para ele, trata-se de um momento histórico mundialmente.

“É dificílimo se manter durante 130 anos em uma relação de confiança, de respeito e de reconhecimento. Isso é uma marca a ser comemorada, não só pelo mundo da comunicação no Brasil, mas por qualquer organização empresarial”, afirmou Rech.

Diretoria do Grupo Tribuna recebeu autoridades da ANJ em Santos (SP) — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos,-sp,-entra-em-estado-de-atencao-com-chegada-de-frente-fria;-confira-a-previsao

G1 Santos

Santos, SP, entra em estado de atenção com chegada de frente fria; confira a previsão

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, colocou o município em estado de atenção a partir desta quinta-feira (21) devido à previsão da Defesa Civil para maré agitada, fortes chuvas e rajadas de ventos. Segundo a Defesa Civil, o avanço de uma frente fria espalhará instabilidades no clima. Há 80% de probabilidade de chuvas com intensidade moderada a forte entre quinta e sexta-feira (22). A previsão é que […]

today21 de março de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%