G1 Santos

Inovação civil: Construinova Litoral 2023 deixa legado em Mongaguá

today3 de novembro de 2023 5

Fundo
share close

Para Ana Paula Ribeiro de Lara, presidente da AMEA (Associação Mongaguaense de Engenheiros e Arquitetos) e uma das idealizadoras da iniciativa, a primeira edição do Construinova foi um sucesso. “Conseguimos trazer os maiores players sobre cidades inteligentes. Estamos discutindo muito sobre inovação em tecnologia no segmento da construção. Além disso, conseguimos juntar forças com as associações comerciais, associações de engenheiros e arquitetos e o poder público”, afirmou.

Segundo ela, o evento é um marco importante que vai fazer muita diferença no desenvolvimento da Baixada Santista. Ana Paula ainda afirmou que as pessoas podem esperar muito mais em 2024 com a realização do Expo Construinova Litoral.

Ana Paula participou de painel no primeiro dia do evento — Foto: Divulgação/Matheus Santana



“Teremos empresas do mercado de inovação e tecnologia que querem abrir mercado aqui no litoral sul. Além de palestrantes desse mesmo nível, vamos inovar com a realização de um fórum também”, contou a presidente da AMEA sobre a expectativa para o Expo Construinova.

Mongaguá agradece a realização do evento na cidade

Além de ser inovador para o setor da construção civil, o evento também trouxe o município de Mongaguá como protagonista. Para o prefeito da cidade, Márcio Melo Gomes, o poder público tem o dever de apoiar um encontro como este. “É algo importante para a nossa região, principalmente para Mongaguá. Foram dois dias cheios de informações sobre a área, o que faz toda a diferença. A presença e a liderança de Ana Paula mostram que temos que investir cada vez mais em profissionais com essa iniciativa de inovação”.

Prefeito de Mongaguá, Márcio Melo Gomes, durante o evento — Foto: Divulgação/Matheus Santana

Rafael Redó, vice-prefeito de Mongaguá, reiterou que abrigar um evento como o Construinova mostra que a cidade cresce cada vez mais, não só em população, mas também em qualidade profissional.

Palestrantes apoiam a iniciativa

Fernanda Meneghello, que é arquiteta e urbanista, ministrou palestra e participou de um painel do Construinova. Segundo ela, as informações trazidas dentro do encontro são importantes para a discussão ligada ao desenvolvimento do setor. “No meu caso, falei mais do urbano, mas as discussões também falaram sobre desenvolvimento e a tecnologia empregada ao ramo da engenharia e da arquitetura; falar sobre isso só traz benefícios. Envolver mais a sociedade nesses polos de discussão e abrir esses polos para debate, para conhecimento, só contribui para o monitoramento das ações de planejamento e construção das cidades”.

Fernanda Meneghello fala durante painel — Foto: Divulgação/Matheus Santana

Já Paulo Queija, diretor de recursos humanos e sócio da RHF Talentos, afirmou que as pessoas que não participaram do encontro acabaram perdendo muito. “Em apenas dois dias, tivemos informações sobre cidades inteligentes, sobre mercado de trabalho, sobre o futuro do mercado de trabalho, sobre a inclusão das pessoas dentro dessas novas estruturas, e como a construção civil colabora com isso tudo”.

Paulo Queija apresentou palestra sobre o futuro do mercado de trabalho — Foto: Divulgação/Matheus Santana

Paulo participou de uma palestra sobre o futuro do mercado de trabalho no setor. Para ele, o importante na conversa foi trazer questões sobre o que temos que pensar a partir de agora, e métodos que as empresas precisam adotar para ser um exemplo num futuro próximo.

Participando dos dois dias do evento, Lenitta Brandão, engenheira civil especializada na área de acessibilidade, afirmou que mesmo sendo a primeira edição do Construinova, a iniciativa mostrou muita força. “O pessoal da organização já conseguiu chegar num nível que muitas entidades, muitas associações não têm. Eles já conseguiram chegar num nível que você só pensa que é daqui para cima, foi perfeito”.

Lenitta Brandão ao lado de Kledson Turra, gerente regional do CREA, Roberto Cozza e Representantes da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Cubatão e Registro — Foto: Divulgação/Matheus Santana

O próximo Construinova Litoral está agendado para maio de 2024 e promete inúmeras inovações, incluindo a transição para um formato de exposição. Os interessados em participar, apoiar ou patrocinar o evento podem estabelecer contato com a Associação Mongaguaense de Engenheiros e Arquitetos (AMEA).




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

da-teoria-a-pratica:-cidades-inteligentes-em-pauta-no-construinova

G1 Santos

Da teoria à prática: cidades inteligentes em pauta no Construinova

Questionado sobre ações para ampliar a adoção do conceito de cidades inteligentes, Paulo, que é ex-prefeito e vereador de Mongaguá, destacou a importância dos planos diretores. "Quando falamos de cidades inteligentes, percebemos uma tendência no setor público de focar no plano diretor. A maioria desses planos em grandes cidades está engavetada. Hoje, precisamos de um plano estratégico, criativo e sustentável", comentou. Wiazowski enfatizou que o conceito de cidades inteligentes deve […]

today3 de novembro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%