G1 Mundo

Irã ataca Israel: conflito tem potencial de ser o maior no Oriente Médio desde a 2ª Guerra Mundial, dizem colunistas; VÍDEO

today14 de abril de 2024 6

Fundo
share close

Comentaristas da GloboNews atualizam as informações da resposta iraniana a Israel e analisam as possíveis consequências no Oriente Médio.

Confira, a seguir, as análises dos comentaristas.



Guga Chacra:

Guga Chacra: “Ataque é reposta proporcional, na visão iraniana”

O comentarista da GloboNews Guga Chacra avalia que os líderes iranianos temem que a tensão com Israel evolua para uma guerra e decidiram por uma resposta “calibrada” e “proporcional” ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou sete membros da Guarda Revolucionária iraniana, no início do mês.

Guga Chacra:

Guga Chacra: “Guerra entre Irã e Israel seria a maior do Oriente Médio desde a 2ª Guerra Mundial”

Guga alerta também para uma eventual escalada no grau de intensidades nos ataques do Irã a Israel nas próximas horas. Neste caso, um potencial conflito se configuraria como “o maior no Oriente Médio desde a 2ª Guerra Mundial”.

Guarda Revolucionária Iraniana confirma lançamento de drones e de mísseis

Guarda Revolucionária Iraniana confirma lançamento de drones e de mísseis

Sandra Coutinho informa que o ministro da Defesa de Israel e a Guarda Revolucionária Iraniana confirmam que o ataque, além de drones, lança mísseis contra o território israelense.

Guarda Revolucionária Iraniana confirma lançamento de drones e de mísseis

Guarda Revolucionária Iraniana confirma lançamento de drones e de mísseis

A comentarista diz que o Domo de Ferro israelense deve atuar para bloquear a ofensiva iraniana e avalia que o governo de Israel deverá produzir uma nova resposta ao Irã. Ela informa também que Joe Biden está em uma reunião na mais importante sala da Casa Branca para situações de crise.

Vitelio Brustolin:

Vitelio Brustolin: “Ataque com drones é uma distração para ataque com mísseis”

Vitelio Brustolin, professor de relações internacionais da UFF e pesquisador de Harvard, afirma que, com a ofensiva iraniana, entrou-se em “uma nova fase” do conflito entre dois países que são “potências bélicas” e que, inclusive, dispõem de poderio nuclear.

Ele explica que os ataques com drones não são efetivos e que, possivelmente, as máquinas disparadas pelo Irã nem chegarão ao território de Israel. “São uma distração por um ataque conjunto de drones e mísseis”, diz.

O que se sabe sobre o ataque do Irã

  • O Irã enviou drones para atacar o território de Israel neste sábado.
  • Os drones podem demorar horas para chegar até o alvo.
  • Pessoas no Iraque, país vizinho do Irã que fica no caminho para Israel, afirmam que viram mais de 20 drones nos ares.
  • As forças de defesa israelenses afirmaram que estão preparadas para o ataque.
  • O ataque é uma retaliação do Irã contra Israel: em 1º de abril, a embaixada iraniana na cidade de Damasco, na Síria, foi atingida, e sete pessoas morreram —entre elas, um comandante sênior da Guarda Revolucionária do Irã.

Antes mesmo do ataque, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que Israel estava de prontidão para um ataque direto do Irã e que responderia da mesma forma.

“Nossos sistemas de defesa estão em prontidão e estamos preparados para qualquer cenário”, disse ele.

Segundo fontes da agência de notícias Reuters, autoridades de defesa da Jordânia decretaram estado de emergência e afirmaram que estão prontas para interceptar e derrubar drones que invadirem seu espaço aéreo (um drone que decola do Irã e tem Israel como alvo precisa passar pela Jordânia).

Irã dispara drones contra Israel — Foto: Arte/g1

Irã diz ter apreendido 'navio ligado a Israel'

Irã diz ter apreendido ‘navio ligado a Israel’




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ira-ataca-israel:-conheca-o-‘domo-de-ferro’,-sistema-de-defesa-israelense-de-interceptacao

G1 Mundo

Irã ataca Israel: conheça o ‘Domo de Ferro’, sistema de defesa israelense de interceptação

Saiba mais sobre esse sistema: Domo de Ferro intercepta foguetes inimigos sob cidade israelense, em 9 de outubro de 2023 — Foto: REUTERS/Amir Cohen 🔍 Desenvolvimento: As pesquisas para a instalação de um sistema de defesa aérea começaram há mais de 35 anos. À época, Israel assinou um contrato com os Estados Unidos para participar de um projeto de defesa estratégica.Segundo o Ministério da Defesa de Israel, em 1986 foi […]

today14 de abril de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%