Gospel Prime

Irã começa a enriquecer urânio a 60% em instalação nuclear

today23 de novembro de 2022 10

Fundo
share close

Um relatório da Reuters informou na terça-feira que o Irã começou a enriquecer urânio a 60% em sua unidade nuclear subterrânea Fordow.

De acordo com Israel 365 News, o relatório afirma que Teerã havia enviado uma carta para a Agência Internacional de Energia Atômica das Nações Unidas informando a monitoria nuclear sobre a mudança.

Além disso, o relatório declarou que a decisão foi uma grande resposta à adoção realizada na quinta-feira pelo Conselho de Governadores da AIEA, de uma resolução pedindo ao Irã que cooperasse com a pesquisa da agência em busca de vestígios de urânio descobertos em três locais não declarados.

Nesse sentido, na segunda-feira, o Ministério das Relações Exteriores do Irã rejeitou a resolução por “motivação política”. Até 22 de outubro, o Irã havia acumulado 62,3 kg de urânio enriquecido a 60%, um nível a apenas um curto passo técnico de produzir 90% ou material físsil de qualidade militar.

Logo, devido às restrições impostas por Teerã aos inspetores da ONU em 2021, e à remoção feita pelo regime em julho, do equipamento de monitoramento e vigilância das instalações nucleares da agência, a AIEA disse em seu último relatório trimestral que não podia determinar o tamanho exato do estoque de urânio altamente enriquecido do Irã.



Nesse sentido, também em junho, a Reuters informou que Teerã estava se preparando para usar centrífugas IR-6 avançadas nas instalações da Fordow.

Portanto, na segunda-feira, o chefe da Diretoria de Inteligência Militar das Forças de Defesa de Israel, Major-General Aharon Haliva, afirmou que o logo Irã começará a enriquecer pelo menos uma quantidade “simbólica” de urânio a 90%.

Por fim, Haliva advertiu que Teerã havia feito “progressos significativos” em seu programa nuclear, e que a comunidade internacional logo enfrentaria seu maior teste para impedir que a República Islâmica obtivesse uma bomba.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

igreja-do-qatar-“tem-estado-escondida”,-diz-organizacao-sobre-copa-do-mundo

Gospel Prime

Igreja do Qatar “tem estado escondida”, diz organização sobre Copa do Mundo

Enquanto o Qatar recebe milhares de visitantes para a Copa do Mundo 2022, a organização não-denominacional Open Doors têm apontado que, apesar da atmosfera festiva no país durante estas semanas, a realidade da igreja cristã nativa continua a ser preocupante. “Os visitantes estão sendo encorajados a visitar os museus do Qatar, locais de herança antiga e centros comerciais, uma coisa que não poderão fazer é visitar uma igreja”, diz Anastasia […]

today23 de novembro de 2022 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%