G1 Mundo

Irã diz que comunicou países vizinhos sobre o ataque 72 horas antes

today14 de abril de 2024 10

Fundo
share close

Ministro das Relações Exteriores do Irã disse que as operações têm o “objetivo de defesa legítima e punição do regime israelense”.




Ministro das relações exteriores do Irã diz que operações têm o objetivo de defesa legítima

Ministro das relações exteriores do Irã diz que operações têm o objetivo de defesa legítima

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, afirmou que o país notificou seus vizinhos três dias antes do ataque contra Israel.

“Cerca de 72 horas antes da operação, informamos aos nossos queridos vizinhos e aos países da região que a resposta da República Islâmica do Irã na forma de defesa legítima é definitiva e inegável”, afirmou.

Amirabdollahian disse também que o Irã não pretende atingir os americanos e nem bases americanas na região. “Nunca defendemos a escalada de tensões na região. Nossas forças armadas não visaram nenhum local econômico ou populacional”.

“Nossas operações serão limitadas e mínimas, com o objetivo de defesa legítima e punição do regime israelense”, afirmou.

A ofensiva do Irã é uma retaliação ao ataque israelense contra a embaixada iraniana na Síria. Rivais de longa data, Israel e Irã travam um duelo sangrento cuja intensidade varia conforme o momento geopolítico. Teerã é contra a existência de Israel, que, por sua vez, acusa o país inimigo de, movido pelo antissemitismo, financiar grupos terroristas. Com a guerra em Gaza, a situação só piorou.

Israel foi alvo de um ataque inédito do Irã. Mais de 300 artefatos, incluindo drones e mísseis, foram lançados contra o país.

Militares do Irã ameaçaram uma ofensiva ainda maior se Israel contra-atacar. O governo iraniano também disse que pode atingir bases dos Estados Unidos caso Washington apoie uma retaliação israelense.

O que se sabe sobre o ataque do Irã

  • O Irã enviou dezenas drones para atacar o território de Israel no fim da tarde de sábado (13), pelo horário de Brasília.
  • Os drones demoraram horas até chegar ao alvo.
  • No caminho, uma parte dos drones e dos mísseis foi derrubada por aeronaves de Israel, dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Jordânia.
  • Perto das 20h, as primeiras explosões e sirenes de aviso foram ouvidas em Israel.
  • O serviço nacional de emergência médica de Israel informou que uma menina de 10 anos ficou gravemente ferida, no deserto de Negev, por estilhaços de um artefato para interceptar drones.
  • O ataque é uma retaliação do Irã contra Israel: em 1º de abril, a embaixada iraniana na cidade de Damasco, na Síria, foi atingida, e sete pessoas morreram.
  • Às 19h, ainda antes de os artefatos chegarem a Israel, a missão do Irã na ONU afirmou que o ataque estava encerrado, referindo-se a ele com uma “ação legítima”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

embaixador-de-israel-afirma-que-espera-‘condenacao’-do-brasil-a-ataque-do-ira-e-se-diz-‘desapontado’-com-posicao-do-itamaraty

G1 Mundo

Embaixador de Israel afirma que espera ‘condenação’ do Brasil a ataque do Irã e se diz ‘desapontado’ com posição do Itamaraty

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, disse neste domingo (14) que espera uma condenação do governo brasileiro ao ataque feito pelo Irã contra o país. Em entrevista à GloboNews, ele também se disse "desapontado" com a posição do Palácio do Itamaraty sobre a situação. No sábado (13), o governo brasileiro emitiu uma nota sobre o conflito e disse que acompanha os fatos "com grave preocupação", e "apela a […]

today14 de abril de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%