G1 Mundo

Irã inicia construção de novo reator nuclear

today5 de fevereiro de 2024 5

Fundo
share close

O Irã afirmou nesta segunda-feira (5) que iniciou a construção de um novo reator nuclear em Isfahan. Essa é a segunda notícia sobre as capacidades nucleares do país em dias: na semana passada, os iranianos anunciaram que estão erguendo um complexo de usina nuclear no sul do território (veja mais abaixo).

O diretor da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohammad Eslami, afirmou que “começou o processo de lançamento de cimento para as fundações do reator no sítio de Isfahan”, segundo a agência estatal de notícias IRNA.

O centro de investigação nuclear de Isfahan, no centro do Irã, já tem três reatores.



O novo reator de pesquisa nuclear de 10 megawatts está sendo construído para criar uma potente fonte de neutrons, disse a mesma fonte.

Esse reator será utilizado para diversos fins, como testes de combustível e material nuclear e produção de radioisótopos e radiofármacos industriais, segundo ele.

O Irã está sob sanções dos Estados Unidos desde 2018, quando o então presidente, Donald Trump, retirou seu país de um acordo nuclear histórico que garantia ao Irã o alívio das sanções internacionais em troca da limitação de suas atividades nucleares.

O Irã sempre negou qualquer intenção de desenvolver sua capacidade de armas nucleares, insistindo em que suas atividades são inteiramente pacíficas.

Complexo nuclear no Estreito de Ormuz

Na semana passada, Eslami anunciou a construção de um complexo nuclear em Sirik, no Estreito de Ormuz (ou seja, na ponta do Golfo Pérsico), composto por quatro centrais com capacidade de produção combinada de 5.000 megawatts.

A fábrica de Sirik deverá estar totalmente operacional até 2031, segundo a IRNA.

Apenas cinco países – Estados Unidos, França, China, Rússia e Coreia do Norte – têm, hoje, mais de 20 mil megawatts de capacidade nuclear instalada.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

daniel-alves-ja-deu-4-versoes-apos-acusacao-de-estupro-na-espanha;-ele-pode-se-tornar-a-1a-celebridade-condenada-pela-lei-do-‘so-sim-e-sim’

G1 Mundo

Daniel Alves já deu 4 versões após acusação de estupro na Espanha; ele pode se tornar a 1ª celebridade condenada pela lei do ‘só sim é sim’

O atleta, que nega o crime e está há mais de 380 dias dias em prisão preventiva, foi à Audiência de Barcelona, a instância mais alta da Justiça local. Ao todo, devem ser ouvidas 28 testemunhas, além da denunciante e do próprio jogador. A previsão é que as sessões durem três dias. A mulher que acusa Daniel Alves de estupro afirma que, na noite em que tudo aconteceu, estava com […]

today5 de fevereiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%