G1 Mundo

Irã planeja endurecer penas para quem pratica violência contra mulheres

today11 de abril de 2023 5

Fundo
share close

Os debates no Parlamento – que começaram há mais de uma década – culminaram neste domingo (9) na adoção dos princípios gerais de um projeto de lei chamado “Prevenção da vulnerabilidade das mulheres e melhoria de sua segurança contra os abusos”. O texto, que ainda pode ser modificado, pode ser promulgado formalmente nos próximos meses.

O projeto de lei surge sete meses após o início do movimento de protesto desencadeado pela morte de Mahsa Amini, em 16 de setembro. A jovem foi detida pela polícia por violar o rígido código vestimentar que exige o uso de véu pelas mulheres muçulmanas no país. Poucos dias depois, ela morreu depois de ser levada para o hospital. 

Nos últimos anos, ativistas de direitos humanos pediram às autoridades mudanças na lei que protege as mulheres e o endurecimento das penas para violência doméstica. O texto se omite, no entanto, sobre outros abusos cometidos por autoridades, policiais ou simplesmente homens ultraconservadores contra as iranianas.  



O projeto de lei prevê uma pena de prisão de até 15 anos de reclusão – em comparação com os 10 anos atuais – para um homem condenado por feminicídio, se a família da vítima rejeitar a pena de morte no tribunal. Também criminaliza a divulgação de imagens pornográficas sem o consentimento da mulher e o casamento forçado.

A proposta também permite à Justiça conceder autorização para que mulheres casadas deixem o país, mesmo que o marido as impeça de viajar para o exterior.

De acordo com os últimos números disponíveis em 2019, quase 77 mil exames médicos foram realizados por denúncias de violência doméstica contra mulheres no Irã.  




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

caminhao-do-peixe-comercializa-mais-de-duas-toneladas-de-pescado

Prefeitura de Guarujá

Caminhão do Peixe comercializa mais de duas toneladas de pescado

Neste ano, o veículo mais que dobrou a meta de 2022, que foi de mais de uma tonelada Em Guarujá, o Caminhão do Peixe mais que dobrou a meta de pescados comercializados durante a Semana Santa. Foram pouco mais de duas toneladas neste ano (exatos 2,209 quilos), contra uma tonelada (1.047 quilos) no mesmo período do ano passado. A iniciativa da Prefeitura de Guarujá é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento […]

today10 de abril de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%