G1 Mundo

Irã tem urânio enriquecido a nível próximo ao necessário para bomba nuclear, diz agência

today1 de março de 2023 7

Fundo
share close

A agência nuclear da ONU confirmou a detecção no Irã de partículas de urânio enriquecido a 83,7%, pouco abaixo dos 90% necessários para a fabricação de uma bomba atômica, segundo um relatório ao qual a agência AFP teve acesso nesta terça-feira (28).

As partículas foram detectadas em amostras coletadas em janeiro na usina de Fordo, especificou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), confirmando relatos de fontes diplomáticas.

A AIEA pediu “esclarecimentos”, enquanto “as conversas continuam” para determinar a origem desse material, acrescenta o relatório, que será apresentado na próxima semana na reunião do Conselho de Governadores da agência nuclear da ONU.



O Irã, que nega qualquer intenção de adquirir uma arma nuclear, indicou em carta à AIEA que a eventual presença desse tipo de partícula pode ser devida a “flutuações involuntárias” durante o processo de enriquecimento.

O Irã desmentiu na semana passada ter enriquecido urânio a mais de 60% e garantiu que afirmar o contrário representa “uma distorção dos fatos”.

As negociações para reativar o acordo concluído em 2015 para limitar as atividades atômicas do Irã em troca do levantamento das sanções internacionais estão atualmente paralisadas.

Essas negociações começaram em abril de 2021 em Viena, sede da AIEA, mas estão interrompidas desde agosto de 2022, em um contexto de crescentes tensões.

O acordo de 2015 ficou falho desde que os Estados Unidos se retiraram unilateralmente em 2018, sob a presidência de Donald Trump.

Desde então, o Irã tem ignorado vários compromissos desse acordo.

O relatório visto pela AFP indica que as reservas de urânio enriquecido do Irã somavam 3.760,8 kg em 12 de fevereiro, 18 vezes mais que os 202,8 kg autorizados pelo acordo de 2015.

E o processo de enriquecimento atinge patamares cada vez mais elevados em relação ao teto de 3,67% estabelecido pelo acordo. Atualmente, Teerã tem 434,7 kg enriquecidos a 20% e 87,5 kg a 60%.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-aluno-espanca-professora-que-tirou-seu-videogame-na-florida,-eua

G1 Mundo

VÍDEO: Aluno espanca professora que tirou seu videogame na Flórida, EUA

Imagens de câmera de segurança registraram o ataque que ocorreu no dia 23 de fevereiro na Matanzas High School na cidade de Palm Coast, no estado da Flórida. No vídeo é possível ver o aluno, que tem 1,8 m e 122 kg, vindo de encontro da professora Joan Naydich e empurrando-a violentamente contra o chão. Ela cai inconsciente e o aluno chuta e soca a mulher repetidamente por cerca de […]

today1 de março de 2023 20

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%