G1 Mundo

Irakli Kobakhidze assume posto de primeiro-ministro da Geórgia

today1 de fevereiro de 2024 16

Fundo
share close

Anúncio acontece três dias após Irakli Garibashvili desistir do cargo. Ele renunciou porque queria dar mais tempo ao substituto dele, que até então não havia sido escolhido, para se preparar para as próximas eleições, que acontecem em outubro.




Irakli Kobakhidze assume posto de primeiro-ministro da Geórgia

Irakli Kobakhidze assume posto de primeiro-ministro da Geórgia

O atual líder do partido Sonho Georgiano, Irakli Kobakhidze, assumiu o posto de primeiro-ministro da Geórgia, nesta quinta-feira (1º). O anúncio acontece três dias após Irakli Garibashvili desistir do cargo.

Garibashvili renunciou na segunda-feira (29) porque queria dar mais tempo ao substituto dele, que até então não havia sido escolhido, para se preparar para as próximas eleições, que acontecem em outubro.

Com a nova configuração política, Garibashvili se tornou líder do partido Sonho Georgiano – o grupo político favorito para as eleições e o mais popular do país.

Irakli Garibashvili em outubro de 2024 — Foto: Juan Medina/Reuters

A Georgia quer integrar a União Europeia, mas, ao mesmo tempo, é acusada de tendências autoritárias e de estar aprofundando suas relações com a Rússia. Isso porque não impôs sanções aos russos e ainda retomou alguns voos para o país.

O partido Sonho Georgiano também é a favor de aderir à União Europeia e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A Rússia, porém, já afirmou que é contra a entrada da Geórgia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

estados-unidos-derrubam-drones-houthis-e-atacam-base-de-controle-do-grupo-no-iemen

G1 Mundo

Estados Unidos derrubam drones Houthis e atacam base de controle do grupo no Iêmen

Os Estados Unidos anunciaram na manhã desta quinta-feira (1º) que derrubaram dez drones e um míssil lançados pelos Houthis, o grupo rebelde que vem atacando navios no Mar Vermelho. Os EUA também disseram ter atacado uma base de controle dos militantes rebeldes, no Iêmen. O Comando Central (Centcom) dos Estados Unidos informou em um comunicado que suas forças atacaram no Iêmen, uma "base de controle dos Houthis, usada para a […]

today1 de fevereiro de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%