G1 Mundo

Irmão e advogado da presidente do Peru são presos por suspeita corrupção

today10 de maio de 2024 8

Fundo
share close

Nicanor Boluarte, irmão de Dina Boluarte, é acusado pelo Ministério Público de comandar uma rede que designava prefeitos e subprefeitos em troca de “benefícios econômicos”. Além de Nicanor e do advogado de Dina, outras seis pessoas foram presas nesta sexta (10).


Polícia prende Nicanor Boluarte, irmão da presidente do Peru — Foto: Juan Carlos Cisneros/ AFP



A polícia do Peru prendeu nesta sexta-feira (10) o irmão e o advogado da presidente do Peru, Dina Boluarte, por sua suposta vinculação a uma rede de corrupção para nomear funcionários em troca de propinas, anunciou o Ministério Público.

Uma equipe especial de promotores de combate à corrupção “prendeu Nicanor Boluarte Zegarra, Mateo Castañeda e outros investigados pelos crimes de organização criminosa e tráfico de influência”, informou o Ministério Público no X (antigo Twitter).

Além de Nicanor Boluarte, foram presos também o advogado da presidente e outras seis pessoas em diferentes operações relacionadas à investigação do MP peruano.

Nicanor Boluarte, irmão mais velho da presidente peruana, é acusado pelo Ministério Público de comandar uma rede que designava prefeitos e subprefeitos em troca de “benefícios econômicos”. Ele foi preso em seu apartamento, no leste de Lima.

Estes funcionários atuam como representantes do Executivo nas regiões do país e são nomeados diretamente pelo presidente e ministro do Interior.

De seus cargos atraíam “afiliados” para um novo partido político, “Cidadãos do Peru”, que seria liderado por Nicanor Boluarte, de 64 anos.

A organização “teria criado seu programa criminoso imediatamente após Boluarte” assumir como presidente em 7 de dezembro, afirmou o MP.

Dina Boluarte, presidente do Peru, está no centro de um escândalo por causa de seus relógios luxuosos — Foto: Luis Iparraguirre/Peru Presidency/Handout via Reuters




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

assembleia-geral-da-onu-aprova-resolucao-que-reativa-candidatura-da-palestina-a-estado-membro

G1 Mundo

Assembleia Geral da ONU aprova resolução que reativa candidatura da Palestina a Estado-membro

O texto pede que o Conselho de Segurança da ONU aprove que a Palestina se torne o 194º membro das Nações Unidas. A resolução foi aprovada por 143 votos a favor, nove contra e 25 abstenções. O Brasil votou a favor da resolução. Argentina, Israel, Estados Unidos, República Tcheca, Hungria, Micronésia, Nauru, Palau, Papua-Nova Guiné deram votos contrários à medida. Caso o Conselho de Segurança concorde com o pedido, a […]

today10 de maio de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%