G1 Mundo

Israel anuncia retirada parcial de tropas da Faixa de Gaza

today1 de janeiro de 2024 10

Fundo
share close

Tanques foram retirados da Cidade de Gaza nesta segunda. Mudança faz parte de novos planos anunciados por Israel de reduzir tropas atuando no território palestino.


Palestinos passam por escombros em Rafah, no sul da Faixa de Gaza — Foto: Saleh Salem/Reuters



O Exército de Israel retirou nesta segunda-feira (1º) parte das tropas e tanques que mantinha na Faixa de Gaza. A retirada faz parte do plano anunciado pelo governo israelense de mudar de tática e reduzir o número de tropas atuando no território palestino.

Contexto: O conflito começou no dia 7 de outubro de 2023, depois de um ataque do grupo terrorista Hamas a Israel. Na ocasião, mais de 1,2 mil civis israelenses foram mortos. Outras centenas de reféns foram capturados pelo grupo terrorista na ocasião.

Segundo o governo, a tática para o conflito em 2024 inclui reduzir as tropas no território palestino. Este é o recuo mais significativo anunciado publicamente desde o início da guerra.

A mudança já foi visível na Cidade de Gaza, no norte da Faixa de Gaza, de onde tanques já saíram em direção ao sul de Israel.

Segundo o comunicado do governo, pelo menos duas brigadas que estão no território do conflito vão ser enviadas para casa. Outras três vão deixar o local para treinamento. Cada grupo têm cerca de 4 mil soldados.

Israel informou que vai liberar alguns reservistas convocados em outubro pra combater Hamas em Gaza

Israel informou que vai liberar alguns reservistas convocados em outubro pra combater Hamas em Gaza

Em comunicado, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que, além da retirada, moradores de algumas comunidades ao sul de Gaza vão poder retornar às suas casas.

“Em breve, poderemos devolver as comunidades deslocadas às suas casas, em áreas num raio de quatro a sete quilómetros a norte da Faixa de Gaza. O primeiro grupo de sete comunidades já foi decidido e receberam a mensagem”, informou Yoav Gallant.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

suprema-corte-de-israel-derruba-reforma-que-levou-milhoes-as-ruas-contra-netanyahu-em-2023

G1 Mundo

Suprema Corte de Israel derruba reforma que levou milhões às ruas contra Netanyahu em 2023

A Suprema Corte de Israel derrubou nesta segunda-feira (1º) uma polêmica reforma do primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, que tirava poder do Judiciário do país. A lei provocou uma onda de protestos sem precedentes nas principais cidades de Israel ao longo de 2023. A reforma, aprovada em votação no Parlamento do país, enfraquecia o Supremo Tribunal Federal ao determinar que parte das decisões da Corte poderiam ser vetadas pelo Legislativo. […]

today1 de janeiro de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%