G1 Mundo

Israel apresenta plano para evacuar civis e defende ofensiva em Rafah

today26 de fevereiro de 2024 7

Fundo
share close

O anúncio ocorre antes de uma aguardada ofensiva israelense em Rafah, cidade superpovoada do sul do território palestino.

Na região, apresentada por Netanyahu como “o último reduto” do movimento islâmico Hamas, vivem cerca de 1,4 milhão de civis, segundo a ONU.

No sábado (24), o primeiro-ministro israelense já havia anunciado que convocaria “no começo da semana” seu gabinete para “aprovar os planos operacionais em Rafah, incluindo a evacuação da população civil”.



Neste domingo, ele declarou em entrevista à emissora de TV norte-americana CBS que “há lugar” para que os civis possam “ir ao norte de Rafah, em áreas onde já terminamos os combates”.

Infográfico mostra limites entre Faixa de Gaza, Rafah, Israel e Egito. — Foto: Editoria de arte/g1

A promessa de ofensiva terrestre de Israel em Rafah ocorreu apesar das pressões internacionais e das negociações em andamento para se alcançar uma nova trégua na guerra contra o Hamas.

Doha, no Catar, sedia uma nova rodada de negociações para um cessar-fogo, com a presença de autoridades de Egito, Catar, Estados Unidos e Israel, além de representantes do movimento islamista palestino Hamas, informou um canal de televisão egípcio.

No entanto, a possível ofensiva contra Rafah, na fronteira com o Egito, só seria “adiada” se fosse alcançado um acordo de cessar-fogo, declarou Netanyahu à CBS.

“Isso tem que ser feito porque a vitória total é nosso objetivo e está ao nosso alcance”, acrescentou.

Na Faixa de Gaza, a situação continua a piorar. De acordo com a ONU, 2,2 milhões de pessoas — grande maioria da população — enfrentam “fome extrema em massa”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos-abre-inscricoes-para-curso-de-defesa-pessoal-para-mulheres;-saiba-como-participar

G1 Santos

Santos abre inscrições para curso de defesa pessoal para mulheres; saiba como participar

Curso será instruído pelo professor de caratê Fábio Abreu e a ex-atleta Allane Pinheiro. Aula será realizada no Centro Esportivo Rebouças, em Santos (SP) — Foto: Isabela Carrari/Arquivo Prefeitura de Santos A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, abrirá novas vagas para o curso de defesa pessoal ‘Eu me Defendo’. A aula é direcionadas para mulheres que queiram aprender técnicas evasivas e evitar ocorrências de agressões e violência […]

today26 de fevereiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%