USS Gerald R. Ford, o mais avançado porta-aviões dos Estados Unidos, está a caminho do Mediterrâneo — Foto: Andrew Vaughan/The Canadian Press via AP
Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel afirmou que os Estados Unidos irão posicionar um grupo de combate no Mar Mediterrâneo para evitar que o conflito envolvendo o Hamas escale para uma “guerra regional”.
Jonathan Conricus afirmou que o grupo norte-americano está a caminho da área leste do Mediterrâneo, onde fica o litoral de Israel e do Líbano.
“A mensagem que vem para o Irã, para o Hezbollah e para o regime da Síria é que esse grupo de combate estará aqui para termos a certeza de que a guerra contra o Hamas não escale para uma guerra regional entre Israel e várias outras entidades”, afirmou.
O porta-voz disse ainda que queria deixar claro que essa mensagem fosse ouvida pelas autoridades de Teerã, Beirute e Damasco.
No domingo (8), o secretário de Defesa dos Estados Unidos afirmou que tinha ordenado que um porta-aviões fosse enviado ao Mediterrâneo para dar suporte a Israel no conflito contra o Hamas.
Segundo a Associated Press, os Estados Unidos enviarão para região o USS Gerald R. Ford, considerado o mais novo e avançado porta-aviões da Marinha norte-americana.
Cerca de 5 mil marinheiros devem participar da operação, que também contará com aviões de guerra e outros aparatos militares.
“Os EUA mantêm forças prontas em todo o mundo para reforçar ainda mais esta postura de dissuasão, se necessário”, disse o secretário Lloyd Austin no domingo.
Ainda na terça-feira (10), o primeiro avião com munições enviadas pelos Estados Unidos chegou em Israel, segundo os militares israelenses.
10 de outubro de 2023 – Imagem aérea mostra Faixa de Gaza após ataques de Israel — Foto: REUTERS/Mohammed Salem
Publicar comentários (0)