G1 Mundo

Israel liberta dois reféns argentinos em operação em Gaza; Hamas diz que ação deixou 67 mortos

today12 de fevereiro de 2024 3

Fundo
share close

O governo local, controlado pelo Hamas, acusou o Exército israelense de ter matado 67 pessoas durante a operação, conduzida durante a madrugada de segunda-feira (12), pelo horário local — noite de domingo (11), no Brasil.

O governo de Israel não havia se manifestado sobre a acusação até a última atualização desta notícia.

Segundo os militares, os reféns são dois homens, identificados pelo governo argentino como Fernando Simon Marman e Louis Har.



Ambos também têm nacionalidade israelense e haviam sido sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, quando o grupo terrorista invadiu o sul de Israel, matando 1.404 pessoas e sequestrando centenas de outras. O episódio deu início à guerra entre Israel e o Hamas, que já completou quatro meses.

“Os dois estão em boas condições médicas e foram transferidos para a realização de exames no hospital Sheba Tel Hashomer [em Israel]”, disse, em comunicado, o Exército israelense.

“Durante a sua visita ao Estado de Israel, o presidente Javier Milei reiterou ao presidente Isaac Herzog e ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu o pedido de libertação de cada um dos reféns argentinos e continua a manter firmemente a sua condenação do terrorismo do Hamas”, diz o comunicado.

Israel afirmou que 134 reféns continuam sob poder do Hamas. Desde a semana passada, os dois lados tentam negociar um novo acordo de trégua em troca de devolução de reféns, mediados por Egito, Catar e pelos Estados Unidos.

O argentino Fernando Simon Marmas, que foi sequestrado pelo Hamas e libertado por Israel na Faixa de Gaza em 12 de fevereiro de 2024. — Foto: Associação de Parentes de Reféns e Desaparecidos via AP

O argentino Loius Har, que havia sido sequestrado pelo Hamas e foi libertado pelo Exército de Israel em 12 de fevereiro de 2024. — Foto: Associação de Parentes de Reféns e Desaparecidos via AP

As autoridades locais de Gaza acusaram Israel de ter matado 67 pessoas durante a operação.

O Exército israelense não havia dado detalhes da operação até a última atualização desta notícia, mas testemunhas ouvidas pela agência de notícias Reuters afirmaram que aviões, tanques e navios fizeram parte da operação e atingiram duas mesquitas e residências.

Rafah é considerada também o último refúgio de cerca de 1,5 milhão de pessoasquase toda a população da Faixa de Gaza – que desde o início da guerra entre Israel e o Hamas deixaram o norte, o centro e outras cidades do sul do território palestino por conta de bombardeios e ações por terra do Exército de Israel.

Netanyahu anunciou que pretende ocupar toda a cidade temporariamente e que, por isso, pediu o plano aos militares. Segundo o premiê israelense, Rafah é o último bastião do Hamas e, portanto, o último front de batalha.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu para que Netanyahu não atacasse Rafah sem um plano para a proteção de civis.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

curso-de-acougue-esta-com-inscricoes-abertas-em-sao-vicente,-sp;-veja-como-participar

G1 Santos

Curso de açougue está com inscrições abertas em São Vicente, SP; veja como participar

Ao todo, são 60 vagas para capacitação que ensinará manuseio de carnes e higiene no local de trabalho. Curso ensinará o manuseio de carnes — Foto: Divulgação/Qualifica SP A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, abriu inscrições para um curso de açougue realizado em parceria com o Programa de Capacitação Profissional Qualifica SP. O objetivo é disponibilizar novas ferramentas e profissionalizar os moradores da cidade. A capacitação […]

today12 de fevereiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%