G1 Mundo

‘Israel parece que quer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos’, diz Lula

today14 de novembro de 2023 6

Fundo
share close

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (14) que, na sua avaliação, “parece” que Israel deseja ocupar a Faixa de Gaza e “expulsar” os palestinos que vivem no território no Oriente Médio.

Lula deu a declaração durante o programa Conversa com o Presidente, transmitido pela emissora oficial do governo.

“É preciso que a Organização das Nações Unidas convoque alguma coisa especial, porque essa guerra do jeito que vai ela não tem fim. Não tem fim. Eu estou percebendo que Israel parece que quer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos de lá. Isso não é correto, não é justo. Nós temos que garantir a criação do estado Palestino para que eles possam viver em paz junto com o povo judeu”, disse Lula.



O presidente voltou a criticar a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. O conflito armado foi iniciado há mais de um mês, após um ataque do Hamas ao território israelense. Em resposta, as forças armadas israelenses ocuparam parte da Faixa de Gaza.

No programa, Lula afirmou que o Hamas cometeu um ato “terrorista”, mas criticou a resposta de Israel. Para o presidente, ataques que têm mulheres e crianças entre as vítimas são ações iguais ao “terrorismo”.

O governo brasileiro defende um cessar-fogo para viabilizar um acordo de paz e atuou para retirar pessoas da região do conflito. Brasileiros que estavam em Israel e na Cisjordânia foram os primeiros a serem repatriados.

Nesta segunda-feira (13) à noite, véspera da entrevista, Lula foi até a base aérea de Brasília receber um grupo de 32 pessoas retiradas pelo governo brasileiro da Faixa de Gaza. O grupo tinha 22 brasileiros e 10 palestinos. Na ocasião, ele também criticou os ataques de Israel em Gaza e disse que há “violência desumana contra inocentes”.

“Aos 78 anos de idade, eu já vi muita brutalidade, muita violência, eu já vi muita irracionalidade. Mas eu nunca vi uma violência tão bruta, tão desumana contra inocentes. Porque se o Hamas cometeu um ato de terrorismo e fez o que fez, o estado de Israel também está cometendo vários atos de terrorismo ao não levar em conta que as crianças, ao não levar em conta que as mulheres não estão em guerra, ao não levar em conta que eles não estão matando soldados”, afirmou Lula.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

argentina-e-‘muito-importante’-para-o-brasil-e-precisa-de-presidente-que-‘goste-de-democracia’,-diz-lula

G1 Mundo

Argentina é ‘muito importante’ para o Brasil e precisa de presidente que ‘goste de democracia’, diz Lula

Lula deu as declarações durante live semanal, transmitida pelo canal oficial do governo brasileiro nas redes sociais. "O Brasil precisa da Argentina e a Argentina precisa do Brasil. Dos empregos que o Brasil gera na Argentina e dos empregos que a Argentina gera no Brasil, do fluxo comercial entre os dois países e de quanto nós podemos crescer juntos", afirmou o petista. "Para isso é preciso ter um presidente que […]

today14 de novembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%