G1 Mundo

Israel realiza eleições locais em meio à guerra em Gaza

today27 de fevereiro de 2024 5

Fundo
share close

Israel realizou eleições locais nesta terça-feira (27) em meio à guerra na Faixa de Gaza, com dezenas de milhares de eleitores em áreas próximas ao território palestino e da fronteira norte com o Líbano sendo forçados a esperar para votar em outro momento do ano.

A votação aconteceu em 242 municípios, mas foi adiada em 11 distritos em áreas próximas à Gaza. A vida em grandes cidades como Tel Aviv voltou ao normal desde o ataque liderado pelo Hamas em 7 de outubro, mas a guerra de quase cinco meses em Gaza deixaram muitas áreas fronteiriças desertas.

“Talvez seja uma decisão inteligente adiar a eleição para depois, quando as pessoas terão menos medo de voltar para casa”, disse Yaara Maimon, de 24 anos, em Sderot, uma cidade do sul nos limites de Gaza onde as eleições locais foram adiadas para novembro. “



Se você andar pela cidade, ainda verá lugares atingidos por mísseis e coisas do gênero, então talvez as pessoas estejam com medo de voltar”, afirmou também.

As eleições já haviam sido adiadas para além da data originalmente programada, 31 de outubro, e depois foram adiadas mais uma vez em janeiro, por conta dos combates.

O governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, tem visto seu apoio despencar. Mas as pesquisas indicam que o apoio geral à guerra em si permanece sólido entre os israelenses.

Os ataques de Israel na Palestina, disparados após o ataque do Hamas em outubro que matou cerca de 1.200 israelenses e estrangeiros, já mataram quase 30 mil palestinos, segundo as autoridades de saúde palestinas.

Nesta terça-feira, as esperanças de uma pausa nos combates aumentaram quando o presidente dos EUA, Joe Biden, indicou que um acordo poderia ser alcançado na próxima semana, antes do início do mês sagrado muçulmano do Ramadã.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘seria-preciso-10-anos-para-recuperar-a-faixa-de-gaza’,-declara-embaixador-sobre-guerra-entre-israel-e-hamas

G1 Mundo

‘Seria preciso 10 anos para recuperar a Faixa de Gaza’, declara embaixador sobre guerra entre Israel e Hamas

"Se a guerra acabasse hoje, precisaríamos de 10 anos para reconstruir Gaza se os recursos estiverem disponíveis, disse o embaixador. A declaração foi feita durante coletiva do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, na Embaixada da Palestina, nesta terça-feira (27), em Brasília. Em outubro de 2023, o grupo terrorista Hamas atacou Israel iniciando uma nova etapa do conflito entre israelenses e palestinos (veja detalhes abaixo). O embaixador também chamou atenção […]

today27 de fevereiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%