G1 Mundo

Israel suspende exportações para a Colômbia após fala de presidente colombiano sobre bloqueio a Gaza

today16 de outubro de 2023 3

Fundo
share close

O governo de Israel suspendeu a exportação de material de Defesa para a Colômbia após o presidente colombiano, Gustavo Petro, dizer que uma fala do ministro da Defesa israelense se equiparava ao que diziam nazistas. A decisão foi anunciada no domingo (15).

Petro fez o comentário numa rede social em 9 de outubro, dois dias após o início do confronto entre Israel e o grupo terrorista palestino Hamas.

Na ocasião, o presidente da Colômbia reagia a uma fala do ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, sobre o bloqueio total a Gaza, em resposta ao ataque do Hamas.



Galant disse que Gaza ficaria sem eletricidade, alimentos e combustíveis e justificou: ‘”estamos lutando contra animais humanos”.

Petro afirmou que essa declaração “era o que diziam os nazistas sobre os judeus”.

Presidente da Colômbia Gustavo Petro compara fala de comandante israelense a fala de nazistas. — Foto: Reprodução/X

Em resposta à fala do presidente colombiano, Lior Haiat, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores de Israel, publicou uma nota no domingo (15) anunciando o bloqueio de exportação de materiais de defesa à Colômbia.

Na publicação, Haiat afirmou que a fala de Petro foi recebida com assombro pelo governo israelense e que a embaixadora de Colômbia em Israel, Margarita Manjarrez, foi chamada para ouvir as críticas às falas “hostis e antissemitas” do presidente colombiano.

Após o anúncio do bloqueio de exportação de Israel à Colômbia, Gustavo Petro voltou à rede social e afirmou que o país iria suspender as relações com Israel se for necessário.

“Não apoiamos genocídios. (…) Do povo de Israel, exijo ajuda para a paz na Colômbia, na Palestina e no mundo”, escreveu o presidente colombiano.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lula-recebe-mauro-vieira-em-meio-a-negociacoes-para-retirar-brasileiros-da-faixa-de-gaza

G1 Mundo

Lula recebe Mauro Vieira em meio a negociações para retirar brasileiros da Faixa de Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o assessor especial e ex-chanceler Celso Amorim para uma reunião nesta segunda-feira (16) no Palácio da Alvorada. Foi o primeiro encontro presencial entre Lula e o chanceler desde que o presidente passou por cirurgias nas pálpebras e no quadril e desde que teve início o conflito armador em Israel e na Faixa de […]

today16 de outubro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%