G1 Santos

Itanhaém, SP, decreta situação de emergência para dengue após confirmação de morte pela doença

today5 de abril de 2024 7

Fundo
share close

Medida visa ampliar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e conter a proliferação da doença.


Assim como dengue e zika, o chikungunya também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti — Foto: Sean Werle/INaturalist



A Prefeitura de Itanhaém, no litoral de São Paulo, decretou situação de emergência em saúde pública para dengue e demais arboviroses. Segundo o município, a medida visa ampliar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e conter a proliferação da doença.

Entre as ações, será dispensada a necessidade de licitações para aquisição de bens e serviços destinados ao combate da emergência. Também poderá haver a contratação de profissionais, por prazo determinado, para atender a necessidade e a prorrogação de contratos.

Além disso, em casos excepcionais, haverá a suspensão de férias e folgas dos agentes de combate a endemias, saúde e vigilância epidemiológica. Os profissionais deverão atuar em conjunto em atividades de visitação domiciliar e demais ações de campo.

Até o momento, Itanhaém registra 365 casos confirmados de dengue, com 530 casos em investigação. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a Baixada Santista já registrou mais de 6.088 mil casos de dengue, além de 2.694 casos sob investigação.

Ao todo, cinco municípios da Baixada Santista já decretaram situação de emergência em saúde pública para dengue, seguindo determinação do Estado. Entre elas, estão Bertioga, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brasileiras-relatam-susto-com-terremoto-em-nova-york:-‘balancando’;-video

G1 Santos

Brasileiras relatam susto com terremoto em Nova York: ‘balançando’; VÍDEO

“Comecei a sentir tremer e vi os computadores balançando”, relatou Naruna, que deixou Santos, no litoral de São Paulo, para viver nos EUA há aproximadamente dois anos. Segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA (USGS, na sigla em inglês), o tremor teve 4,8 de magnitude. A profundidade do terremoto, ainda de acordo com a USGS, foi de 5 quilômetros abaixo da superfície -- uma profundidade considerada muito baixa e […]

today5 de abril de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%