G1 Santos

Itanhaém, SP, testa plataforma de comunicação para alunos com deficiência; entenda

today3 de dezembro de 2023 1

Fundo
share close

Uma ‘Plataforma de Comunicação Suplementar Alternativa‘ foi introduzida em quatro escolas de Itanhaém, no litoral de São Paulo. Com o novo sistema, os alunos com algum tipo de deficiência poderão utilizar figuras na tela de um tablet para expressar desejos e opiniões, facilitando o diálogo enfrentados na rotina de estudos.

A Comunicação Suplementar e Alternativa é uma área clínica que visa compensar as dificuldades de indivíduos com distúrbios severos de expressão. Os sistemas auxiliares podem ser acústicos, gráficos, gestuais, expressões faciais, movimentos corporais e táteis.

Segundo a Prefeitura de Itanhaém, o projeto foi anunciado em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com deficiência, celebrado neste domingo (3). Na concepção da plataforma, um destaque especial foi dado aos alunos com transtorno do espectro autista não verbal, que muitas vezes tem crises e comportamentos disruptivos devido à falta de comunicação.



De acordo com a administração municipal, o aluno aprenderá a compreender as figuras e poderá utilizar o novo programa em casa, nas terapias e em outros ambientes. Ele receberá a supervisão de educadores, devidamente capacitados por cursos técnicos e programas multidisciplinares.

Itanhaém testa plataforma de comunicação para alunos com deficiência — Foto: Prefeitura de Itanhaém

Segundo a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, embora existam várias plataformas com objetivos semelhantes, Itanhaém desenvolveu a própria, adaptando às necessidades específicas de cada aluno do município.

Ainda em período de teste, a plataforma logo estará disponível para toda a rede de ensino que necessite utilizar o recurso. Até o momento, o sistema foi implementado nas seguintes unidades escolares municipais:

  • E.M Profª Maria da Penha Correa Sanches
  • E.M Profª Lidia Martha F. Gianotti
  • E.M Professora Maria Graciette Dias
  • EM Prof. Carlos Augusto Guimarães da Silva

Itanhaém testa plataforma de comunicação para alunos com deficiência — Foto: Prefeitura de Itanhaém

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos-cria-plano-para-ampliar-atendimento-a-moradores-de-rua-na-temporada-de-verao

G1 Santos

Santos cria plano para ampliar atendimento a moradores de rua na temporada de verão

O plano ‘Acolher, Apoiar e Transformar’ foi lançado pela Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, para ampliar o atendimento a pessoas em situação de rua vindas de outras cidades. As medidas serão adotadas na temporada de verão quando, segundo a administração municipal, as abordagens aumentam em quase 40% a esse público. A cerimônia de lançamento do plano ocorreu nesta sexta-feira, na Praça das Bandeiras, e contou com a […]

today3 de dezembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%