G1 Santos

Jabuti encontrado em caçamba de lixo sobrevive e passa por reabilitação no litoral de SP: ‘mal tinha forças para se levantar’

today6 de setembro de 2022 36

Fundo
share close

Donatello, de aproximadamente cinco anos, se encontra em tratamento para desidratação e desnutrição.

Donatello chegou à clínica em Santos, no litoral de São Paulo, na última quinta-feira (1º) pesando 930 g. — Foto: Reprodução/ Facebook



O jabuti Donatello foi encontrado em uma caçamba de lixo em Santos, no litoral de São Paulo. Ele foi levado até a clínica de uma ONG no mesmo dia, já que mal conseguia andar e apresentava um quadro severo de desnutrição e de desidratação.

A médica veterinária Talita Câmara, responsável por animais não convencionais na ONG Viva Bicho, explica que Donatello é da espécie jabuti piranga.

Ela conta que foi levado até a clínica, na última quinta-feira (1º), por uma frequentadora da ONG, que costuma encaminhar gatos e cachorros para castração e que encontrou o animal dentro de uma caçamba de lixo em Santos “Ele mal tinha forças para se levantar, estava com o pênis para fora e todo sujo”.

Donatello chegou à clínica pesando 930 gramas, sendo que, segundo Talita, o ideal seria acima de 1 kg. A idade dele é inconclusiva devido à má-nutrição, porém, a médica veterinária supõe que seja por volta de cinco anos.

Após passar por limpeza e pelos primeiros cuidados, exames de sangue e de imagem foram coletados. Segundo a veterinária, o jabuti está desnutrido e desidratado. “O Donatello tinha alterações no casco, que indicam falta de nutrientes e de vitamina D”.

Jabuti é encontrado dentro de latão de lixo e encaminhado à reabilitação em ONG de Santos, no litoral de São Paulo. — Foto: Arquivo Pessoal

Talita relata que foi preciso utilizar uma sonda esofágica para que o animal possa se alimentar, já que ele sequer tinha forças para fazer isso por conta própria. “Agora, ele está internado com aquecedor e recebendo alimentação adequada, com a suplementação de nutrientes necessários”, disse.

De acordo com a especialista, animais como esse precisam de cuidados especiais de temperatura, ambiente e alimentação. Talita explica que o ideal é que os jabutis vivam na terra e em um local onde possam tomar sol.

Os sintomas do animal indicam que ele não vivia em um ambiente correto e nem tinha uma alimentação adequada, segundo ela. “As patinhas dele ficaram tortas pela falta de nutrientes e por viver em um ambiente de piso frio”.

A veterinária ainda afirmou que, por enquanto, Donatello não tem previsão de alta médica, mas que tudo depende de quanto tempo ele vai demorar para se recuperar e de quando puder se alimentar sem a sonda.

Donatello, o jabuti encontrado em uma caçamba de lixo em Santos, no litoral de SP, na última quinta-feira (1º) ainda não tem previsão de alta. — Foto: Arquivo Pessoal

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pesquisa-aponta-que-pastores-nao-denominacionais-tem-mais-visoes-biblicas-do-que-demais-pastores

Gospel Prime

Pesquisa aponta que pastores não denominacionais têm mais visões bíblicas do que demais pastores

Uma pesquisa revelou que pastores de igrejas não denominacionais são mais propensos a ter uma visão de mundo bíblica do que pastores pertencentes a todas as outras denominações. De acordo com The Christian Post, a pesquisa Inventário Americano de Visão de Mundo do Centro de Pesquisa Cultural da Universidade Cristã do Arizona é baseada em respostas de 1.000 pastores cristãos a 54 perguntas coletadas entre fevereiro e março de 2022. […]

today6 de setembro de 2022 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%