G1 Santos

Jacaré do papo-amarelo é retirado à força de vala e moradores comemoram captura em Bertioga, SP: ‘não folga não’; VÍDEO

today21 de outubro de 2022 11

Fundo
share close

Biólogo consultado pelo g1 diz que o resgate foi mal conduzido e o réptil poderia ter quebrado o pescoço. Segundo o Departamento de Operações Ambientais, animal já retornou ao seu habitat natural.



Jacaré é retirado à força de vala e moradores comemoram captura em Bertioga, SP

Jacaré é retirado à força de vala e moradores comemoram captura em Bertioga, SP

Um jacaré do papo-amarelo foi retirado de dentro de uma vala na área rural em Bertioga, no litoral de São Paulo. Um vídeo da captura do animal circula nas redes sociais (veja as imagens acima). Segundo o biólogo Daniel Monteiro Bortone, consultado pelo g1, o resgate foi mal conduzido e o réptil poderia ter quebrado o pescoço.

O jacaré foi encontrado por moradores na Rua A, do Jardim Ana Paula, na noite desta quinta-feira (20). O Departamento de Operações Ambientais foi acionado através do Centro Operacional de Imagens de Bertioga (COIBE), pelo número 153, porém, não há confirmação se os responsáveis pela captura registrada no vídeo são funcionários da prefeitura.

Vídeo da captura de um jacaré do papo-amarelo na noite de quinta-feira (20) em Bertioga, no litoral de SP, circula pelas redes sociais — Foto: Reprodução

Nas imagens, é possível ver três homens pegando o jacaré por um cambão, uma ferramenta utilizada para conter animais. Na primeira parte do vídeo, eles tentam puxar o jacaré de dentro da vala. Algumas pessoas alertam: “Não puxa que está errado”.

O réptil luta contra os homens e, em determinado momento, dá um tranco para tentar fugir. “Não folga não”, diz uma pessoa. “Ele mordeu”, grita um homem, que assiste a cena. Os homens conseguem colocar o jacaré dentro de uma caixa. Ao fundo, se ouve os gritos dos moradores do local e comemoração.

Segundo a Prefeitura de Bertioga, o animal foi resgatado e realocado em área de soltura, ou seja, o habitat natural — Foto: Divulgação

Segundo a Prefeitura de Bertioga, o animal foi resgatado e realocado em área de soltura, ou seja, o habitat natural. Para o biólogo, Daniel Monteiro Bortone, especialista em manejo de animais silvestres, a captura foi mal conduzida por falta de conhecimento. “É difícil mesmo manejar esses animais, por isso é necessário pessoas treinadas”.

Bortone afirma que, nessa situação, havia o alto risco de alguém acabar mordido, o que pode causar consequências sérias. Ele explica que o animal também poderia ser machucado já que, é natural o jacaré fazer o movimento de girar o corpo, assim como ele fez no vídeo. “Quando está apenas com a cabeça presa, como estavam fazendo, existe um grande risco de fraturar alguma vértebra do jacaré”.

O especialista explica que o certo seria passar o laço do cambão por trás de uma das patas do animal. “Assim ele não faz muita força somente nas vértebras do pescoço”.

O biólogo informou que os jacarés do papo-amarelo são nativos da Baixada Santista e podem medir até 2,5 metros quando chegam à fase adulta. Eles costumam comer peixes, aves e pequenos mamíferos. Quando filhotes, eles se alimentam de insetos e moluscos.

Segundo Bortone, é importante ressaltar que os jacarés do papo-amarelo não atacam o ser humano e que, na realidade, eles fogem quando sentem a presença de terceiros. “Acidentes acontecem mais quando as pessoas tentam manejar eles”, finaliza.

O biólogo Daniel Monteiro Bortone informou que os jacarés do papo-amarelo são nativos da Baixada Santista e podem medir até 2,5 m quando chegam à fase adulta. — Foto: Divulgação

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Jacaré é retirado à força de vala e moradores comemoram captura em Bertioga, SP

Jacaré é retirado à força de vala e moradores comemoram captura em Bertioga, SP

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ministerio-publico-vai-investigar-se-houve-cobranca-de-propina-para-renovacao-de-alvara-de-quiosques-em-sao-vicente,-sp

G1 Santos

Ministério Público vai investigar se houve cobrança de propina para renovação de alvará de quiosques em São Vicente, SP

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) pediu a instauração de inquérito policial para investigar a denúncia de corrupção na Secretaria de Comércio, Indústria e Negócios Portuários de São Vicente, no litoral de São Paulo, pela cobrança de R$ 30 mil para renovação de alvará dos quiosques na praia do Itararé. Na denúncia enviada ao MP, o advogado do permissionário, Rui Elizeu, sugeriu que há a existência de […]

today21 de outubro de 2022 52

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%