G1 Santos

Jaguatirica é flagrada com presa na boca em Parque das Neblinas, SP

today12 de dezembro de 2022 14

Fundo
share close

Uma jaguatirica (Leopardus pardalis) foi flagrada andando com uma presa na boca dentro do Parque das Neblinas, em Bertioga, no litoral de São Paulo. O registro desse tipo, de acordo com um especialista, é o primeiro realizado no parque e só reforça a importância da conservação para a proteção e sobrevivência destes animais.

O registro foi realizado por uma câmera que fica instalada no Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo. As imagens registradas na noite do dia dois de outubro, porém, só foram divulgadas em dezembro. Elas mostram o animal carregando uma presa pela boca.

Segundo David Almeida, supervisor de operações no Parque das Neblinas, a jaguatirica é conhecida por ser um grande predador e por ter hábitos noturnos. Ela segurava um tapiti pela boca.



“É um coelhinho da Mata Atlântica. Pelo tamanho, a gente conclui que era um tapeti”. De acordo com ele, apenas pelas imagens não é possível afirmar se o animal era uma fêmea ou um macho.

O Parque das Neblinas, área de 7 mil hectares de Mata Atlântica, já registrou mais de 1.330 espécies no local, 41 delas com algum grau de ameaça. As câmeras, instaladas e manuseadas pela própria equipe de guarda-parques do Ecofuturo já captaram diversos animais, como anta, veado, irara, cateto, entre outros.

Porém, segundo Almeida, é a primeira vez que uma das câmeras captam uma jaguatirica com uma presa.”A gente tem muitos flagrantes, mas, caçando a gente nunca registrou aqui”, explica.

A espécie é classificada pelo ICMBio como Menos Preocupante (LC). Estima-se que sua população seja superior a 40 mil indivíduos. No entanto, em algumas regiões há indícios de declínio populacional ligados à perda e à fragmentação dos habitats naturais.

Para David, o registro no Parque demonstra a importância de áreas naturais e de conservação para a proteção destes animais. “Ele [vídeo] auxilia muito na pesquisa. Quando ela [espécie] começa a ser registrada com frequência, quer dizer que o manejo está sendo bem conduzido”, disse ele.

Uma jaguatirica (Leopardus pardalis) foi flagrada andando com uma presa na boca dentro do Parque das Neblinas, em Bertioga — Foto: Instituto Ecofuturo

VÍDEO: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

conferencia-municipal-de-meio-ambiente-comeca-nesta-terca-feira

Prefeitura de Guarujá

Conferência Municipal de Meio Ambiente começa nesta terça-feira

Evento tem parceria com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI) Guarujá inicia, nesta terça-feira (13), a Conferência Municipal de Meio Ambiente, onde os munícipes debaterão inovações, desafios da proteção ambiental e desenvolvimento sustentável frente às mudanças climáticas. O evento ocorre de forma virtual no primeiro dia, das 8h40 às 13 horas, pelo Youtube da Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá (@semamguaruja). […]

today12 de dezembro de 2022 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%