G1 Mundo

Japão suspende temporariamente compras de carne de aves do ES após caso de gripe aviária em criação

today28 de junho de 2023 15

Fundo
share close

Até a tarde desta quarta-feira (28), o Brasil não registrou nenhum caso em aves de criação comercial.

O Japão já não importava produtos do Espírito Santo antes do caso, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Ainda assim, o país é um dos que mais compra carne de aves produzidas no Brasil, representando 11% do total vendido para fora em 2022, aponta o Comex Stat, portal de estatísticas de comércio exterior brasileiro. Ele perde para a China (15) e empata com os Emirados Árabes Unidos.



Já o Espírito Santo representa apenas 0,19% do total exportado pelo Brasil em 2022.

No mesmo ano, o Paraná foi o estado líder na venda para o exterior, representando 39,8%, de acordo com o Comex Stat. Ele é seguido por Santa Catarina (21,7%), Rio Grande do Sul (16,4%), São Paulo (5,56%) e Goiás (4,91%).

Em nota, o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão disse que a medida foi tomada para “evitar que as aves vivas criadas no Japão sejam infectadas com o vírus e para sanitização dos alimentos”.

A ABPA diz que a “decisão tomada pelas autoridades japonesas não está em linha com as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que indica suspensão de comércio apenas em casos registrados em produção comercial“. 

Nesta terça-feira, o Ministério da Agricultura Brasileiro disse que o caso registrado não traz restrições ao comércio internacional de produtos de aves do país. E que o consumo de produtos avícolas continua seguro.

Saiba mais sobre gripe aviária:

Atualmente, o Brasil conta com 53 focos de gripe aviária. Com exceção do caso confirmado nesta terça, todos os outros foram detectados em aves silvestres, nos estados da Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Espírito Santo.

Segundo comunicado do Ministério, equipes já aplicam medidas sanitárias no local para conter e erradicar o foco na fazenda de subsistência.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

fumaca-dos-incendios-no-canada-volta-a-atingir-cidades-americanas-e,-dessa-vez,-chega-ate-a-europa

G1 Mundo

Fumaça dos incêndios no Canadá volta a atingir cidades americanas e, dessa vez, chega até a Europa

Uma névoa de fumaça cobriu Chicago e grande parte do Norte da região Meio-Oeste na manhã desta quarta-feira (28). No dia anterior, o declínio repentino na qualidade do ar forçou muitos residentes do meio-oeste americano a usarem máscaras em ambientes externos. Outras grandes cidades como Detroit, Indianápolis, Cleveland e Milwaukee vão passar por índices de qualidade do ar perigosos ao longo do dia. Fumaça dos incêndios ambientais do Canadá chegam […]

today28 de junho de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%