G1 Mundo

Jaqueta com ventilador e ar-condicionado individual: como trabalhadores japoneses estão lutando contra o calor extremo

today25 de julho de 2023 5

share close

Enquanto a Europa vive uma crise climática com dias de calor batendo recordes, o Japão se prepara para encarar os dias quentes com uma vestimenta específica, chamada “fan jacket”, que possui ventiladores nas laterais, e até ar-condicionado individual.

Criação de Hiroshi Ichigaya, um ex-engenheiro da Sony, a vestimenta possui dois ventiladores elétricos instalados na parte inferior das costas. Segundo o jornal The Guardian, Ichigaya encontrou a inspiração para a invenção quando viajou pelo sudeste da Ásia em 1988, após se aposentar precocemente.

A jaqueta foi lançada pela primeira vez por Ichigaya em 2004 numa linha chamada Kuchofuku, que pode ser traduzida “roupa com ar-condicionado” — e quando ainda pouco se falava de um planeta mais quente por causa do aquecimento global.



Os primeiros modelos tinham uma bateria de curta duração e defeitos ocasionais, segundo o Guardian. Relançadas em 2009, as jaquetas aos poucos foram atraindo adeptos e, eventualmente, outras empresas começaram a criar suas próprias versões.

Em 2015, a fabricante de ferramentas elétricas e acessórios Makita lançou sua primeira versão jaqueta, mas numa forma mais voltada para os clientes da marca.

“Sendo fabricantes de ferramentas, alguns de nossos clientes são carpinteiros, construtores, fazendeiros – pessoas que trabalham ao ar livre no calor”, disse Daisuke Seiki, gerente assistente da divisão de assuntos gerais da Makita, segundo o Guardian.

À semelhança de outras empresas do setor, a Makita agora oferece uma linha de modelos equipados com baterias especializadas que permitem manter os ventiladores funcionando durante mais de 60 horas.

Outra inovação popular contra o calor no Japão é o Reon Pocket, um ar-condicionado portátil que se parece com um clipe preso à roupa. Criado a partir de um programa de startups da Sony, o primeiro modelo foi financiado por crowdfunding em 2019. Sua versão mais recente, o Reon Pocket 4, chegou às lojas este ano.

Reon Pocket, ar-condicionado portátil da Sony lançado no Japão — Foto: Reprodução Sony

Apresentando um “modo de resfriamento inteligente”, os sensores do dispositivo detectam comportamentos como caminhar e ajustam automaticamente o nível de resfriamento, mantendo o usuário em conforto.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Mundo

Meta e Microsoft têm registros da marca ‘X’; Twitter pode ser processado

É o caso de Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp) e da Microsoft. O g1 verificou que a letra está registrada no United States Patent and Trademark Office, equivalente ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) brasileiro. Em seu registro, de 2019, a Meta, que tem o lado esquerdo do "X" na cor branca e o lado direito em azul (veja na imagem abaixo), diz que a marca pode ser usada em vários serviços, incluindo para redes sociais, software […]

today25 de julho de 2023 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%