G1 Santos

Jornalista vira Chef na Austrália e cozinha para astros do cinema em caminhão

today23 de dezembro de 2022 434

Fundo
share close

Um jornalista de Santos, no litoral de São Paulo, deixou a carreira de lado ao investir em um curso de chef de cozinha na Austrália, onde mora há seis anos. A princípio, a mudança era temporária para um intercâmbio de seis meses, mas, agora, ele quer conseguir o visto de residente e, enquanto não consegue, cozinha para astros do cinema durante gravações de filmes.

Ao g1, Vitor Pajaro Nogueira, de 34 anos, afirmou que foi deixando o jornalismo de lado aos poucos, mas que sente saudade da profissão. A então namorada e atual esposa, saiu do emprego em uma agência bancária e o acompanhou. Hoje, o casal tem um filho de dois anos e está à espera do nascimento de mais uma filha, que está previsto para o começo do ano que vem.

“Estava em uma fase indecisa na minha vida com o jornalismo e a gente acabou vindo fazer um intercâmbio de seis meses. Moramos 5 anos em Sidney e agora estamos há 1 ano e meio em Gold Coast”, disse.



Assim que chegou na Austrália, Nogueira foi trabalhar em restaurantes. Ele começou lavando louça, mas, conforme foi aprimorando o inglês, conseguiu novas oportunidades, como auxiliar de chef de cozinha, até assumir o posto principal em um pub em Sidney. Em setembro do ano passado, ele formou-se como chef de cozinha.

“Vim com visto de estudante para ficar seis meses, renovei por outros dois anos para fazer outro curso de inglês. Depois fui fazer curso de chef que era visto de estudante. Agora que me formei como chef tenho o visto de trabalho. Daqui uns dois anos e meio espero conseguir a residência permanente”, disse.

Santista e amigo, que também é chefe de cozinha, no set de gravações de uma filmagem. Na foto, o ator Russell Crowe aparece ao fundo — Foto: Arquivo Pessoal

Comida para astros do cinema

Atualmente, ele prepara a refeição em um caminhão no set de filmagem. “Estou na terceira gravação de filme. São vários caminhões, o nosso parece um food truck, [mas] é uma cozinha profissional, uma das melhores que já trabalhei aqui. Tem tudo do bom e do melhor, a gente sempre tenta preparar todos os tipos de comida”.

Além da cozinha, Nogueira afirmou que existem outros caminhões semelhantes que são usados para maquiagem, figurinos, escritórios e camarins dos atores. “Somos em três na cozinha. A gente começa [o preparo] três horas antes para evitar qualquer problema. As primeiras horas do dia são as mais importantes, a gente começa planejar o almoço, o lanche da tarde, a gente tem um menu que seguimos, mas a gente pode mudar”.

Santista ao lado da atriz australiana Chika Ikogwe — Foto: Arquivo Pessoal

A quantidade de refeições produzidas varia de acordo com o tamanho da equipe envolvida nas filmagens. Segundo Nogueira, a última gravação que trabalhou foi do filme Land of Bad, onde conheceu os atores Liam Hemsworth, Luke Hemsworth, Milo Ventimiglia e Russell Crowe. “Eles passam por nós como se estivessem passando na rua. Muitos deles vem até o caminhão, falam com a gente, se apresentam, e outros preferem ficar no camarim”.

Refeições preparadas pelo chef brasileiro durante gravações de filme na Austrália — Foto: Arquivo Pessoal

“Alguns deles têm uma rotina e cardápio meio regrado, mas é tranquilo. Geralmente eles comem as mesmas coisas e, antes do trabalho, a gente sabe se são alérgicos a alguma coisa, se têm algum restrição alimentar, o que gostam de comer, então a gente já se planeja para atender as necessidades deles”, contou.

Nogueira disse que a cozinha australiana é baseada na culinária asiática com comidas típicas do Japão, Tailândia e Malásia. “Diferentes do que a gente come no Brasil, [pois] são bem temperadas. Estou aprendendo muito”.

De férias do trabalho por causa da pausa de fim de ano, ele já planeja preparar outros pratos típicos brasileiros como a moqueca, pois o chef dele é aberto para receber sugestões. O bolo de cenoura é bem diferente do nosso, é uma calda de açúcar bem sem graça. No café da manhã a gente serve pão de queijo, não é todo dia, mas umas duas vezes por semana. Quero mostrar mais coisas”.

Refeições preparadas pelo chef brasileiro durante gravações de filme na Austrália — Foto: Arquivo Pessoal

Para o chef, por mais que a vida na Austrália seja ‘excelente’, ele e a esposa sentem falta do carinho, dos amigos e, principalmente, da família por perto. “A gente sente muita falta do Brasil, a gente tem plano de voltar. Estamos lutando pela nossa residência, mas a gente tem plano de voltar até porque a gente vai ter o segundo filho, quer que que conheça a família, saiba nossas origens e raízes”.

“O povo australiano é frio. O estilo de vida é ótimo, vamos dormir cedo, acordamos cedo e aproveitamos o dia. Tem a questão da segurança [também], mas, culturalmente o Brasil é rico, sinto falta de sair na rua, ter meus amigos perto de mim, por mais que a gente tenha feito amigos aqui é diferente”, finalizou.

Local onde as refeições são servidas aos atores e equipes de filmagens na Austrália — Foto: Arquivo Pessoal

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ex-ken-humano-encontra-sosia-de-ator-da-serie-‘la-casa-de-papel’-e-dupla-causa-alvoroco-em-restaurante-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Ex-Ken Humano encontra sósia de ator da série ‘La Casa de Papel’ e dupla causa alvoroço em restaurante no litoral de SP

Ao g1, Felipe Máximo contou, nesta sexta-feira (23), que passou a trabalhar no estabelecimento do bairro do Guaraú após ser dispensado do serviço como pedreiro. Fernando Monezzi, por sua vez, aproveitava um dia de descanso com a família e, imaginando o 'assédio' por parte dos fãs da série ao identificarem sua semelhança com o ator, foi até o local 'disfarçado', com boné e óculos de sol. "Não adiantou muito, logo […]

today23 de dezembro de 2022 235

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%