G1 Santos

Jovem que caiu de paraglider atingido por linha com cerol volta a andar após oito meses: ‘segunda chance’

today9 de agosto de 2023 2

Fundo
share close

A jovem de 23 anos que caiu de um paraglider em Bertioga, no litoral de São Paulo, voltou a andar depois de oito meses de tratamento. Lorrana Fernanda Rodrigues Felipe ficou internada no hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, voltou a dar os primeiros passos após o acidente há um mês e acredita que Deus lhe deu “uma segunda chance de vida”.

Em dezembro de 2022, Lorrana estava voando com o professor de educação física e instrutor de paraglider José Hélio da Rocha, de 61 anos, quando equipamento em que os dois estavam teria sido cortado por uma linha de pipa com cerol. Os dois caíram de uma altura equivalente a 15 metros. O instrutor morreu em decorrência da queda.

Após o acidente, Lorrana passou por duas cirurgias em janeiro deste ano. “Eu tive uma fratura na vértebra L1 [na região lombar] e uma lesão grave no pé. O primeiro procedimento foi na coluna, onde coloquei oito pinos e a segunda, para colocar um parafuso em cada calcanhar”, explicou ela.



Por conta da situação, a jovem permaneceu deitada e sem poder movimentar o corpo. Ela ficou internada no Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, por um mês. “Eu fiquei de pé pela primeira vez no dia 7 de março. Mas, só agora em final de julho, que eu consegui dar meus primeiros passos com mais segurança. Estou muito feliz e agradecida. Deus me deu uma segunda chance de vida”.

A jovem voltou a andar com a ajuda de uma robofoot [bota longa para tratamento de fraturas] e com um andador. “Para mim, é uma grande vitória, eu estou viva e andando. Ao longo desses oito meses eu tenho um acompanhamento diário da minha fisioterapeuta e o apoio de toda a minha família”, disse.

Lorrana ficou hospitalizada no Irmã Dulce, em Praia Grande (SP), devido a uma fratura na coluna e uma lesão no calcanhar. — Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com testemunhas, o equipamento acabou se rasgando e José Hélio da Rocha, de 61 anos, que também atuava como instrutor de voo, acabou despencando de uma altura de 15 metros. Uma jovem, que o acompanhava, sofreu fraturas e foi encaminhada ao hospital.

Segundo apurado pelo g1, Rocha chegou a ser encaminhado ao Hospital Municipal de Bertioga e, depois, foi transferido ao Hospital Santo Amaro, em Guarujá, devido a uma hemorragia severa. Ele não resistiu e morreu.

Piloto morre após sofrer acidente em Bertioga, no litoral de São Paulo — Foto: Reprodução

Ao g1, no dia 1 de janeiro, o tio de Lorrana Fernanda Rodrigues, Matheus Azanha explicou que a sobrinha lembra de ter escutado o desespero na voz do instrutor e o termo “mayday”, uma palavra-código para sinalizar uma emergência.

“A Lorrana contou que se lembra de que o instrutor dizia ‘mayday, mayday’, e começou a gritar por causa da queda. Na sequência, ela apagou”, contou Matheus Azanha, tio da vítima, a partir de relato à família.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-fica-ferida-apos-ser-atacada-por-falcao-e-cobra-ao-mesmo-tempo

G1 Mundo

Mulher fica ferida após ser atacada por falcão e cobra ao mesmo tempo

O inusitado ataque duplo ocorreu depois que a ave de rapina — que se alimenta de cobras — deixou cair na mulher a serpente que tinha capturado. Peggy Jones, de 64 anos, estava cortando a grama de sua propriedade na cidade de Silsbee, no estado americano do Texas, quando foi atingida por uma cobra que ela não conseguiu identificar imediatamente de onde veio. A serpente logo se enroscou em seu […]

today9 de agosto de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%