É o primeiro título brasileiro da paratleta guarujaense, que já garantiu vaga no mundial da modalidade em novembro, no Azerbaijão
A judoca de Guarujá, Giulia dos Santos Pereira, venceu no último domingo (11), o Grand Prix de Judô Paralímpico. O evento, válido pelo Campeonato Brasileiro de Deficientes Visuais, também serviu como seletiva para o mundial e foi realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Giulia que já tem em seu currículo o titulo dos Jogos Parapan-Americanos em 2019, decidiu a final da categoria J2 (com percepção de vultos) até 48kg, contra a paraense, Mariana Santos. Venceu a melhor de três lutas, por 2 a 0 e sagrou-se campeã brasileira, resultado que a garante no mundial em Baku, no Azerbaijão no início de novembro.
De acordo com Giulia, que é paratleta do Clube Internacional de Regatas e do Instituto Tiago Camilo, a emoção foi grande. “Desde quando iniciei no judô paralímpico, nunca havia conquistado um titulo brasileiro. Portanto, foi uma imensa alegria, sem contar que a vitória me garantiu vaga para o mundial da categoria”.
Superação
O desafio de conquistar o mundial no Azerbaijão em novembro não é o primeiro que Giulia enfrenta na vida. Deficiente visual desde bebê, a atual campeã brasileira nasceu aos cinco meses de gestação, ficou mais quatro meses na incubadora e passou por inúmeras cirurgias. A má formação no globo ocular fez com que ela tenha apenas 10% da visão no olho direito e seja completamente cega do olho esquerdo.
Giulia ainda perdeu a mãe aos 11 anos de idade, mas com o incentivo do pai, que a aconselhou a praticar um esporte, Giulia começou a treinar judô meses depois.
Aos 13 anos, ela começou a competir e, em 2016, já estava na Seleção Brasileira de Base, representando o País e ganhando medalha de prata no Pan-Americano de Jovens em São Paulo. No Parapan de 2019, realizado em Lima, no Peru, ela conquistou ouro. Foi a primeira das 11 medalhas brasileiras nos Jogos, lutando em uma categoria acima (até 52 quilos).
Publicar comentários (0)