Prefeitura de Guarujá

Judoca de Guarujá vence campeonato brasileiro para deficientes visuais

today13 de setembro de 2022 36

Fundo
share close

É o primeiro título brasileiro da paratleta guarujaense, que já garantiu vaga no mundial da modalidade em novembro, no Azerbaijão

judoca de Guarujá, Giulia dos Santos Pereira, venceu no último domingo (11), o Grand Prix de Judô Paralímpico. O evento, válido pelo Campeonato Brasileiro de Deficientes Visuais, também serviu como seletiva para o mundial e foi realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Giulia que já tem em seu currículo o titulo dos Jogos Parapan-Americanos em 2019, decidiu a final da categoria J2 (com percepção de vultos) até 48kg, contra a paraense, Mariana Santos. Venceu a melhor de três lutas, por 2 a 0 e sagrou-se campeã brasileira, resultado que a garante no mundial em Baku, no Azerbaijão no início de novembro.

De acordo com Giulia, que é paratleta do Clube Internacional de Regatas e do Instituto Tiago Camilo, a emoção foi grande. “Desde quando iniciei no judô paralímpico, nunca havia conquistado um titulo brasileiro. Portanto, foi uma imensa alegria, sem contar que a vitória me garantiu vaga para o mundial da categoria”.

Superação



O desafio de conquistar o mundial no Azerbaijão em novembro não é o primeiro que Giulia enfrenta na vida. Deficiente visual desde bebê, a atual campeã brasileira nasceu aos cinco meses de gestação, ficou mais quatro meses na incubadora e passou por inúmeras cirurgias. A má formação no globo ocular fez com que ela tenha apenas 10% da visão no olho direito e seja completamente cega do olho esquerdo.

Giulia ainda perdeu a mãe aos 11 anos de idade, mas com o incentivo do pai, que a aconselhou a praticar um esporte, Giulia começou a treinar judô meses depois.

Aos 13 anos, ela começou a competir e, em 2016, já estava na Seleção Brasileira de Base, representando o País e ganhando medalha de prata no Pan-Americano de Jovens em São Paulo. No Parapan de 2019, realizado em Lima, no Peru, ela conquistou ouro. Foi a primeira das 11 medalhas brasileiras nos Jogos, lutando em uma categoria acima (até 52 quilos).




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quadrilha-armada-invade-farmacia,-ameaca-funcionarios-e-foge-com-dinheiro-e-produtos-em-sao-vicente;-video

G1 Santos

Quadrilha armada invade farmácia, ameaça funcionários e foge com dinheiro e produtos em São Vicente; VÍDEO

Crime foi na segunda-feira (12) na Rua Frei Gaspar, no Centro. Quadrilha armada invade farmácia e faz a 'limpa' no estabelecimento, em São Vicente, SP Cinco criminosos armados invadiram uma farmácia, em São Vicente, litoral de São Paulo, e levaram uma grande quantidade de produtos, além do dinheiro do caixa. Nas imagens obtidas pelo g1, nesta terça-feira (13), é possível ver a ação da quadrilha. A ação aconteceu no estabelecimento […]

today13 de setembro de 2022 148

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%