G1 Santos

Juiz do ‘caso Toninho’ é escolhido para substituir desembargador afastado pelo TJ-SP após chamar PM de ‘analfabeta’ e ‘soldado raso’

today17 de novembro de 2022 34

Fundo
share close

A decisão assinada pelo presidente do tribunal, Ricardo Mair Anafe é de quarta-feira, mas foi publicada na edição desta quinta (17) no Diário de Justiça Eletrônico (DJE), e tem efeito imediato. O TJ-SP confirmou que a posse administrativa ocorre ainda nesta data, mas não informou detalhes.

TJ-SP substitui Eduardo Siqueira por José Henrique Rodrigues Torres — Foto: Reprodução/TJ-SP



Em 2007, ele julgou o pedido de pronúncia feito pelo Ministério Público contra o sequestrador Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho, único acusado pelo crime. Mas Torres, em decisão mantida pelo TJ-SP, negou o pedido da promotoria por ausência de indícios da participação dele.

Eduardo Siqueira foi afastado pelo-TJ-SP — Foto: Reprodução

O crime que tirou a vida do político durante o mandato foi abordado no ano passado pelo g1 no documentário “Toninho 20 anos: a verdade é demais para nós?” (ASSISTA ABAIXO). O conteúdo resgata memórias da história do arquiteto e da noite do crime; traz à tona documentos sob sigilo que contradizem versões oficiais e revelam falta de estrutura da polícia; e mostra as perspectivas do caso.

Monumento em homenagem ao ex-prefeito Toninho — Foto: Rafael Smaira / g1

Aos 49 anos, o arquiteto foi morto na noite de 10 de setembro de 2001, por um disparo que o atingiu na artéria aorta quando ele saía do shopping Iguatemi, pela Avenida Mackenzie, e retornava para a casa. Toninho havia sido eleito em 2000 e estava no poder há oito meses quando ocorreu o crime.

Para a família, o assassinato teve motivação política. Eles se baseiam na atuação de Toninho, não só na prefeitura, mas ao longo da trajetória de vida. Antes de ser eleito, o petista moveu ações populares contra grandes empreiteiras, lutou pelo tombamento de prédios históricos em contraposição à especulação imobiliária, colaborou com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico e denunciou supostas irregularidades no contrato do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Segundo o MP, indícios apontam que o tiro que matou Toninho partiu de Anderson José Bastos, o “Ancio”, um sequestrador que integrava a quadrilha de Wanderson Nilton de Paula Lima, o “Andinho”. Ancio e outro comparsa foram mortos em Caraguatatuba (SP) por policiais civis de Campinas menos de um mês após o crime contra o prefeito. O MP não descarta motivação política para o caso, mas afirma que até hoje não foi possível chegar a indícios que apontassem esta tese.

O documentário “Toninho 20 anos: a verdade é demais para nós?” foi produzido ao longo de cinco meses pela equipe de jornalistas do g1, da EPTV, afiliada da TV Globo, e com a captação e finalização em parceria com a LZP Produções. Além dos depoimentos de familiares, amigos, advogados e o juiz do caso, o vídeo conta também com o material inédito resgatado do acervo do Cedoc, também da EPTV, com imagens captadas na cobertura do crime à época.

Toninho 20 anos: a verdade é demais para nós?

Toninho 20 anos: a verdade é demais para nós?

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cantor-e-internado-apos-ser-atacado-por-guardas-por-conta-de-‘som-alto’-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Cantor é internado após ser atacado por guardas por conta de ‘som alto’ no litoral de SP; VÍDEO

Segundo apurado pelo g1 nesta quinta-feira (17), as agressões ocorreram em um calçadão da orla de Praia Grande, na altura do bairro Boqueirão. Eliane Paulo, de 57 anos, é tia de Victor e contou ao g1 que o sobrinho se apresentava com um colega quando um guarda municipal se aproximou pedindo que eles desligassem a caixa de som. Segundo Eliane, o pedido foi atendido pela dupla, que continuou se apresentando […]

today17 de novembro de 2022 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%