G1 Mundo

Julgamento de Donald Trump: defesa encerra caso sem ouvir ex-presidente

today23 de maio de 2024 4

Fundo
share close

Os advogados encerraram o processo de a defesa de Trump nesta terça-feira (21) — o julgamento está na fase final e pode ser concluído na semana que vem, quando o júri ouvirá argumentos finais.

O ex-presidente dos EUA é acusado de ter escondido contabilmente os pagamentos que fez à ex-atriz pornô Stormy Daniels em 2016, quando ele venceu as eleições presidenciais. Ele nega. O julgamento é também o primeiro dos quatro processos que Trump responde na Justiça norte-americana.

Na sessão desta terça, após ouvir um ex-procurador federal que falou em favor de Donald Trump, o advogado do ex-presidente, Todd Blanche, informou ao juiz que os trabalhos da defesa haviam sido concluídos.



Com isso, Trump terminou sem poder prestar depoimento para se defender pessoalmente no julgamento, ao longo do qual foram ouvidos o ex-advogado de Trump e seu atual inimigo Michael Cohen além da própria Stormy Daniels.

Nem Trump nem seus advogados explicaram por que optaram por não chamar o ex-presidente para falar até a última atualização desta reportagem. Ele chegou a falar com a imprensa na saída do tribunal, mas ignorou uma pergunta de por que não testemunhou.

Em sessões anteriores, ele disse que queria comparecer ao banco das testemunhas para se defender.

A Promtoria, responsável pela acusação, também encerrou os trabalhos nesta terça. Com isso, o júri do caso foi mandado para casa até 28 de maio, quando são esperadas as alegações finais.

Depois de mais de quatro semanas de depoimentos, os jurados poderão começar a deliberar já na próxima semana para decidir se o ex-presidente é culpado de 34 acusações criminais de falsificação de registros comerciais.

Os promotores também acusaram Trump de um esquema para enterrar histórias negativas para evitar danos à sua campanha presidencial de 2016 e, em seguida, falsificar registros comerciais internos para encobri-los.

As acusações decorrem de registros internos da Organização Trump, nos quais pagamentos de US# 130 mil (cerca de R$ 664 mil) a seu então advogado Michael Cohen foram marcados como despesas legais. Segundo a acusação e o próprio Cohen, seu ex-advogado repassou a verba para Stormy Daniels.

Stormy Daniels em outubro de 2018 — Foto: Markus Schreiber/AP




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

unesp-aplica-neste-domingo-a-primeira-fase-do-vestibular-de-meio-de-ano

G1 Santos

Unesp aplica neste domingo a primeira fase do vestibular de meio de ano

A Unesp vai aplicar neste domingo (26) a primeira fase do vestibular do meio do ano. As provas serão feitas em São Paulo e no interior paulista, como Bauru, Ilha Solteira, São José dos Campos e São José do Rio Preto. De acordo com a Unesp, são 1.675 candidatos concorrendo para 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. Na primeira fase a prova […]

today23 de maio de 2024

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%