G1 Mundo

Julgamento de Trump por conspirar para mudar resultado de eleições é marcado para março de 2024

today28 de agosto de 2023 5

Fundo
share close

Justiça marca data para julgar primeiro dos quatro processos pelos quais o ex-presidente responde. Advogados queriam julgamento apenas em 2026.




Veja em quais processos Donald Trump é réu nos EUA

Veja em quais processos Donald Trump é réu nos EUA

O primeiro julgamento do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump acontecerá em 4 de março de 2024, anunciou nesta segunda-feira (28) a Justiça norte-americana.

O caso é um dos quatro processos pelos quais Trump responde na Justiça. Ele foi o primeiro ex-presidente dos EUA a se tornar réu.

A data estabelecida nesta segunda contraria a defesa de Trump, que queria muito mais tempo para que o julgamento acontecesse.

Os advogados do ex-presidente pressionaram para que o caso fosse julgado apenas em abril de 2026 e, como argumento, afirmaram que precisavam de tempo para analisar as 12,8 milhões de páginas de provas contra seu cliente.

Mas a juíza distrital responsável pelo caso avaliou que é preciso agilidade.

“O público tem direito a uma resolução rápida e eficiente desta questão”, disse a juíza distrital dos EUA, Tanya Chutkan.

A data é também véspera da chamada “Superterça”, um dos dias mais cruciais nas eleições norte-americanas, quando o maior número de delegados está em disputa – no sistema eleitoral dos EUA, os votos se convertem em delegados, que são os que escolhem o presidente.

As eleições nos Estados Unidos, nas quais Donald Trump é pré-candidato pelo Partido Republicano, acontecerão em novembro de 2024. Apesar dos processos, Trump tem o direito de concorrer e até de tomar posse, caso seja eleito – ele poderia governar de prisão domiciliar.

Polícia divulga ‘mug shot’ de Donald Trump — Foto: Fulton County Sheriff’s Office/Handout via REUTERS

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

chavista-que-tornou-candidatos-de-oposicao-na-venezuela-inelegiveis-e-promovido-a-maior-autoridade-eleitoral-do-pais

G1 Mundo

Chavista que tornou candidatos de oposição na Venezuela inelegíveis é promovido à maior autoridade eleitoral do país

Elvis Amoroso é chavista de carteirinha, amigo da primeira-dama Cília Flores e um dos altos funcionários do governo de Nicolás Maduro sancionados pelos EUA. Nomeado presidente do Conselho Nacional Eleitoral pelo Parlamento de maioria chavista, ele terá como incumbência a organização das eleições presidenciais do próximo ano, na qual o seu chefe concorrerá ao terceiro mandato consecutivo. Foi o próprio Amoroso, de 60 anos, quem anunciou ter sido alçado ao […]

today28 de agosto de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%