G1 Santos

Justiça nega recurso de coronel da PM acusado de assediar soldado e mantém condenação de prisão

today19 de julho de 2023 3

Fundo
share close

“O processo foi para segunda instância, para o devido julgamento. […] Por votação unânime, 3 a 0, não foi dado provimento ao recurso, quer dizer, o recurso dele não foi aceito e a condenação de primeiro grau foi mantida”, explicou o advogado de Jéssica, Sidnei Henrique.

De acordo com ele, não há mais discussão em relação ao assédio. “É quase impossível ele reverter essa condenação porque as provas que a Jéssica juntou foram muito robustas, foram provas verídicas, provas periciadas”, relatou.

Ex-soldado Jéssica Paulo se diz aliviada com decisão da Justiça Militar. — Foto: Arquivo Pessoal



Para a ex-soldado, o sentimento é de alívio e felicidade. “Justiça está sendo feita. É algo inédito na Justiça Militar uma condenação de um coronel vindo da parte de uma soldado. Estou muito feliz”, afirmou Jéssica.

“Essa vitória não é só minha, mas de todas as vítimas de assédio sexual e moral. Dedico essa vitória à elas e peço para não desistirem”.

Apesar da decisão, Jéssica garante que não pretende parar com o processo, pois lutará por indenização. “Mas a sensação é de vitória”, disse. De acordo com Sidnei, a reparação de danos será solicitada ao Estado. “Haja vista que ele, coronel, usava do cargo dele para praticar assédio”.

A defesa do tenente-coronel informou ao g1 que irá entrar com embargos de declaração.

“Caso não sejam providos, iremos recorrer às cortes superiores no STJ [Superior Tribunal de Justiça] e STF [Supremo Tribunal Federal]”, disse o advogado Mauro da Costa Ribas Junior.

Cassação de aposentadoria

A partir da condenação, o tenente-coronel pode perder o posto de coronel e ter a aposentadoria cassada, pois cometeu o crime enquanto estava na ativa. “Isso não depende da Jéssica, é uma consequência da condenação, são os efeitos da condenação”, enfatizou Sidnei. Segundo o advogado, trata-se de competência de diversos órgãos.

Ex-soldado Jéssica Paula do Nascimento denuncia tenente-coronel Cássio Novaes por assédio sexual e ameaças de morte — Foto: G1 Santos

Em abril de 2021, Jéssica Paulo do Nascimento denunciou o superior Cássio Novaes por assédio sexual e ameaças de morte. Na época da denúncia, ela estava lotada no 45° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), em Praia Grande, no litoral de São Paulo, mas a denúncia se referia à época que ela atuava na capital.

Segundo a ex-soldado, as investidas pessoais começaram em 2018. Ele havia acabado de assumir o comando do Batalhão da Zona Sul de São Paulo, quando passou pelas companhias para se apresentar aos policiais militares e a conheceu, chamando-a para sair assim que conseguiu ficar a sós com ela.

Soldado da PM fala sobre decisão de fazer denúncia pública contra tenente-coronel

Soldado da PM fala sobre decisão de fazer denúncia pública contra tenente-coronel

A vítima relatou episódios de investidas sexuais, principalmente por mensagens, ameaças por áudio, humilhação em frente aos seus colegas e até mesmo sabotagem quando se recusou a ceder aos pedidos de seu superior.

Ela decidiu formalizar uma denúncia na Corregedoria da PM no início de abril, quando percebeu que estava sendo enganada pelo tenente-coronel. Ele havia prometido que a levaria ao Departamento Pessoal para pedir pela transferência dela quando, na verdade, o DP estava fechado e ele planejava levá-la a um hotel.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mais-de-5-mil-pessoas-se-reunem-em-evangelismo-de-rua-em-barcelona

Gospel Prime

Mais de 5 mil pessoas se reúnem em evangelismo de rua em Barcelona

Na semana passada, um evento evangelístico foi realizado na cidade de Barcelona com o apoio das igrejas evangélicas na Catalunha e ministérios de evangelismo e missões nacionais e internacionais. Essa iniciativa foi encerrada no sábado com uma reunião de celebração, testemunhos e adoração, além de uma reivindicação, por meio da leitura de um manifesto. Segundo os organizadores, cerca de 5.000 pessoas se reuniram no sábado à tarde no Porto Olímpico, […]

today19 de julho de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%