G1 Mundo

Kremlin diz que documentário vencedor do Oscar sobre opositor russo mostra politização de Hollywood

today13 de março de 2023 16

Fundo
share close

O governo russo se pronunciou nesta segunda-feira (13) sobre o documentário vencedor do Oscar na noite de domingo (12), “Navalny”, que conta a história do líder da oposição russo, Alexei Navalny.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a vitória do filme mostra “elementos de politização” em Hollywood.

Navalny é o principal opositor ao governo de Vladimir Putin. Ele foi envenenado em 2020, sobreviveu mas foi preso ao voltar de uma viagem à Alemanha, para onde havia ido para tratar os efeitos da tentativa de assassinato. Desde então, o opositor está atrás das grades, e em maio do ano passado foi condenado a nove anos de prisão por fraude e desacato.



Na cerimônia do Oscar, a esposa do opositor, Yulia Navalny, e a filha do casal, Yulia, receberam o prêmio ao lado do diretor do documentário, Daniel Roher.

Quem é Alexei Navalny?

Quem é Alexei Navalny?

O paradeiro de Navalny é desconhecido desde junho do ano passado, quando ele foi transferido do presídio onde cumpria pena para outro não revelado. A defesa e a família do opositor afirmam não terem sido informados para onde ele foi levado.

Uma porta-voz de Navalny afirmou que havia especulações de que ele foi levado para a prisão de alta segurança IK-6 Melekhovo, cerca de 250 quilômetros a leste de Moscou.

O governo russo nunca se pronunciou sobre o paradeiro de Navalny, que pretendia se candidatar às eleições presidenciais russas em 2024, concorrendo com Putin.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

os-7-melhores-momentos-do-oscar-2023

G1 Mundo

Os 7 melhores momentos do Oscar 2023

Confira alguns dos melhores momentos da noite mais importante do ano em Hollywood, que aconteceu no domingo (12/3) no teatro Dolby Theater, em Los Angeles, Califórnia. A cerimônia de domingo foi uma oportunidade para o ator Ke Huy Quan conversar com seu velho amigo Harrison Ford. Quan, que quando era criança estrelou ao lado de Ford em Indiana Jones e o Templo da Perdição, ganhou o prêmio de melhor ator […]

today13 de março de 2023 34

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%