G1 Santos

Lei determina que condomínios e comércios denunciem maus-tratos a animais em Santos, SP

today27 de maio de 2023 11

Fundo
share close

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, publicou uma lei complementar que estabelece que os condomínios, que permitem a circulação de animais domésticos, ficam obrigados a denunciar a ocorrência de maus-tratos. A regra também é válida para os estabelecimentos comerciais. A medida foi divulgada no Diário Oficial na sexta-feira (26).

A nova legislação determina, ainda, que os prédios e comércios que contam com serviço de videomonitoramento possibilitem o acesso às imagens para a obtenção de provas. As gravações devem ser mantidas em arquivo pelo prazo mínimo de 48 horas.

Não apenas os atos de violência praticados contra os animais estão no escopo da lei, mas de acordo com o documento, uma vez comprovada a omissão por parte dos edifícios ou estabelecimentos, será considerada como maus-tratos e será passível de multa. Os valores variam de R$1.000,00 a R$10.000,00, dobrando em caso de reincidência.



As denúncias serão recebidas por meio da Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) de Santos e podem ser feitas pelo telefone 162, das 8h às 18h, ou no Paço Municipal, na Praça Visconde de Mauá, s/nº, das 8h às 17h.

A Coordenadoria de Defesa da Vida Animal recebeu, 661 denúncias de maus tratos ao longo de 2022. Até março deste ano, foram contabilizadas 102. A Guarda Civil Municipal (GCM) atendeu 151 casos de maus tratos entre janeiro e março deste ano. No ano passado, foram 329 atendimentos.

A Prefeitura de Santos, quando acionada para casos de animais abandonados ou em maus tratos, presta apoio à Divisão de Investigação sobre Infrações de maus tratos a Animais e Demais Crimes contra o Meio Ambiente do Estado, responsável por apurar este tipo de crime.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos-oferece-vacinas-em-nove-policlinicas-neste-sabado

G1 Santos

Santos oferece vacinas em nove policlínicas neste sábado

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, estará vacinando contra a covid-19, gripe e outras doenças do calendário do SUS, nesta sábado (27), das 9h às 15h30. Os imunizantes estarão disponíveis em nove policlínicas da cidade. O único imunizante não oferecido será a BCG, que segue programação específica de segunda a sexta-feira. A vacinação contra a covid-19 das crianças de seis meses a menores de 12 anos, feita […]

today27 de maio de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%