G1 Mundo

Lítio, hidrogênio e datacenter: os projetos investigados pela PGR de Portugal que levaram primeiro-ministro a renunciar

today7 de novembro de 2023 6

Fundo
share close

Segundo os promotores responsáveis pelo caso, outros suspeitos afirmaram que o ex-premiê interveio para desbloquear operações supostamente irregulares. Costa disse ser inocente, mas decidiu se afastar do cargo porque uma investigação do tipo “não condiz com a função de primeiro-ministro”.

As investigações da Procuradoria-Geral da República de Portugal abrangem supostas irregularidades em contratos do governo para a exploração de lítio em minas portuguesas, além da produção de energia a partir de hidrogênio.

Três projetos do governo estão sendo investigados:



  • Concessões de mineração de lítio nas minas do Romano, no vilarejo de Montealegre, e do Barroso, no município de Boticas.
  • Criação de uma central de produção de energia a partir de hidrogênio na cidade de Sines.
  • Construção de um datacenter, também em Sines, pela empresa Start Campus.

Entenda mais sobre cada projeto abaixo.

Em 2019, o governo português abriu concessões de mineração de lítio nas minas do Romano, no vilarejo de Montealegre, e do Barroso, no município de Boticas, ambas no norte do país.

Com 60 mil toneladas métricas de reservas conhecidas, Portugal já é o maior produtor europeu de lítio, embora só agora os mineiros estejam se preparando para começar a exploração. Várias empresas, nacionais e internacionais, estão tentando explorar os depósitos portugueses.

O minério é fundamental para produzir baterias utilizadas em veículos elétricos, por exemplo.

Central energética de hidrogênio

A produção de energia a partir de hidrogênio verde (ou sustentável) é um dos objetivos do governo de Portugal nos últimos anos e, para isso, uma central está em construção em Sines, no sudoeste do país.

O processo que utiliza hidrogênio para gerar energia é considerado sustentável porque não emite gases poluentes, como o gás carbônico, mas apenas vapor de água.

O projeto português para aumetar a criação de energia sustentável no país é ambiciosa e chegou a ser elogiada pela Comissária Europeia para a Energia, Kadri Simson.

Composto por nove edifícios, um datacenter está sendo construído na região industrial de Sines e deve ser concluído em 2027. O campus de centros de dados será um dos maiores da Europa e terá capacidade de até 495 MW.

A empresa responsável pelo projeto, Start Campus, pretende instalar painéris solares para poder utilizar energia renovável para manter a estrutura operando. Além disso, os idealizadores do empreendimento desejam criar um projeto que viabilize o uso da água do mar para esfriar os servidores.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

membro-da-delegacao-de-cuba-nos-jogos-pan-americanos-pede-refugio-no-chile;-outros-7-deixam-a-vila-olimpica-e-nao-fazem-mais-contato

G1 Mundo

Membro da delegação de Cuba nos Jogos Pan Americanos pede refúgio no Chile; outros 7 deixam a vila olímpica e não fazem mais contato

Reportagens em veículos de imprensa do Chile afirmam que sete atletas cubanos deixaram as acomodações da vila olímpica e não estão mais em contato com as autoridades cubanas. Propaganda dos Jogos Pan Americanos em Santiago, no Chile — Foto: Pilar Olivares/Reuters Um membro da delegação de Cuba que participou do Jogos Pan Americanos pediu refúgio no Chile, onde ocorreu o evento. A informação foi revelada pelo governo chileno nesta terça-feira […]

today7 de novembro de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%