G1 Santos

Litoral de SP registra temperatura 2,3ºC acima da média nos primeiros dias de 2024

today17 de janeiro de 2024

Fundo
share close

Caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, o fenômeno ocorre com frequência a cada dois a sete anos. Ele costuma durar doze meses e impacta diretamente no aumento da temperatura global, não apenas no sudeste brasileiro.

A Prefeitura de Santos ressaltou que, no momento, a média das temperaturas máximas em 2024 está em 31,8°C, enquanto em 2023 foi de 29,5°C.

Se comparados os dias mais quentes de cada período, a diferença é de 3,2ºC. Em 15 de janeiro de 2023 os termômetros marcaram 36,5°C, enquanto na última terça-feira (16) a temperatura ficou em 39,7ºC.



Essa terça-feira (16) foi o dia mais quente de 2024 em Santos (SP) — Foto: Silvio Luiz/Jornal A Tribuna

Ao g1, o meteorologista Franco Cassol, da Defesa Civil de Santos, explicou que os efeitos do fenômeno citado acima. “El Niño é um aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico. Ele influencia o clima de várias regiões do planeta”.

Cassol ressaltou que, no Brasil, quando sob influência do El Niño, a região Sul do país costuma ser afetada por chuvas muito fortes. E, mais ao norte do país, também ocorrem mais precipitações.

Quando o fenômeno climático atua na Baixada Santista e no Sudeste, de forma geral, nem sempre as regiões sofrem com as chuvas. Segundo ele, nessas áreas, o que se observa é o aumento da temperatura.

Calorão atrai turistas e moradores às praias de Santos (SP) — Foto: Silvio Luiz/A Tribuna Jornal

“É um período de calor acima do normal, mesmo para essa época do ano. A gente fala em onda de calor quando a temperatura fica, no mínimo, 5°C acima da média. A média para essa época do ano é 31°C, 32°C. Então, há alguns dias está fazendo mais de 5°C acima da média. Podemos classificar como um período de onda de calor”, afirmou Franco.

O dia mais quente de 2023 foi 18 de novembro, quando a temperatura na cidade atingiu 42,3°C. O segundo dia mais quente de 2023, conforme divulgado pela administração municipal, foi registrado dois dias antes, no dia 16 de novembro, com 40,5ºC. No ranking, a terceira maior temperatura do ano foi no dia 23 de agosto, que chegou aos 40ºC.

A temperatura máxima desta quarta-feira (17), até o momento, foi de 38,3°C às 11h20. Na quinta-feira (18), as máximas previstas são de 34°C e, na sexta (19), 33°C. As mínimas em ambos os dias ficam na casa dos 25°C.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-tem-melhor-saldo-na-geracao-de-empregos-com-carteira-assinada

Prefeitura de Guarujá

Guarujá tem melhor saldo na geração de empregos com carteira assinada

Dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) Guarujá obteve, em novembro de 2023, um saldo de 352 empregos com carteira assinada. Este é o melhor saldo na geração de empregos formais na Cidade, em levantamento realizado entre janeiro e novembro do ano passado. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os números referentes a dezembro, ainda não foram divulgados. Deste total, o […]

today17 de janeiro de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%