G1 Mundo

Lula chega a Berlim para ‘reforçar parceria estratégica’ entre Brasil e Alemanha

today3 de dezembro de 2023 8

Fundo
share close

Em uma rede social, Lula afirmou que os encontros servirão para “reforçar nossa parceria e cooperação em muita áreas – energia, indústria, combate às fake news e transição ecológica”.

“Retomando o diálogo com os alemães que tinha sido abandonado em governos anteriores, uma das maiores e mais avançadas economias do mundo”, acrescentou.

Segundo o Itamaraty, o comércio entre o Brasil e Alemanha registrou movimentação de US$ 19 bilhões em 2022. O país é o quarto maior parceiro comercial do Brasil no mundo e o primeiro na Europa.



A agenda divulgada pelo Planalto para esta segunda (4) prevê a participação de Lula em reunião entre ministros da Alemanha e do Brasil. A expectativa é que as autoridades assinem uma série de acordos em áreas como meio ambiente, agricultura e ciência.

O petista também deve se reunir com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, e participar de um fórum empresarial, com representantes brasileiros e alemães.

O presidente Lula ao lado do chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, durante jantar oferecido por Scholz, em Berlim — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Na noite deste domingo, pelo horário local, em seu primeiro compromisso em Berlim, Lula jantou com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.

Ao retornar ao hotel em que está hospedado, Lula afirmou que o governo quer “reforçar” a parceria estratégica com a Alemanha e defendeu investimentos alemães no Brasil.

“Faz muito tempo que a Alemanha não investe na América do Sul. […] Precisa se voltar para o Brasil. Sobretudo neste momento que o Brasil está trabalhando a questão da energia limpa, de renovação, transição energética, Amazônia, biodiversidade. Brasil é a bola da vez. É só investir”, disse.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-vulcao-entra-em-erupcao-na-indonesia-e-lanca-cinzas-a-3-km-de-altura;-montanhistas-sao-resgatados

G1 Mundo

VÍDEO: Vulcão entra em erupção na Indonésia e lança cinzas a 3 km de altura; montanhistas são resgatados

Dezenas de montanhistas já foram resgatados, e as autoridades ainda buscam por pessoas na região. Até o momento, não há registros de vítimas. A erupção do Monte Marapi, localizado na ilha de Sumatra, começou às 14h54 locais (4h54, no horário de Brasília) — e continuava acontecendo até a última atualização desta reportagem. Monte Marapi significa "montanha de fogo". O vulcão tem 2.891 metros de altura e é o mais ativo […]

today3 de dezembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%