G1 Mundo

Lula deu ordem para blindar fronteiras ante impasse da Venezuela com a Guiana

today5 de dezembro de 2023 3

Fundo
share close

Por Daniela Lima

Apresentadora do Conexão GloboNews.



Ministro eleva status de grupamento das Forças Armadas em Roraima e dobra efetivo diante da tensão internacional.


Lula cumprimenta os comandantes das Forças Armadas e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. — Foto: Adriano Machado/ Reuters

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse ao blog e ao Conexão GloboNews que o presidente Lula (PT) deu ordem para blindar as fronteiras brasileiras de qualquer intercorrência que possa ser desencadeada pela ameaça de invasão da Guiana pela Venezuela.

“O Brasil não participará de um problema que é da Venezuela com a Guiana”, afirmou.

Múcio robusteceu com blindados e ampliou o status das guarnições das Forças Armadas em Roraima, elevando o grupamento a batalhão, o que dobra o efetivo no estado que faz fronteira com a área de risco.

O ministro da Defesa tem acompanhado com especial atenção os sinais do governo de Nicolás Maduro. Ele lembra ainda que Lula enviou o ex-chanceler Celso Amorim ao país. “O recado é o de que o governo brasileiro não aceita uma saída que não seja pacífica”.

Aliados do presidente dizem que, se a situação escalar, Lula não terá dúvida em subir o tom contra o venezuelano, ainda que historicamente o presidente e seu partido, o PT, tenham sido criticados pela excessiva tolerância com a crescente posição autoritária e ditatorial de Maduro.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

israel-planeja-inundar-tuneis-do-hamas-em-gaza-para-expulsar-terroristas,-diz-jornal

G1 Mundo

Israel planeja inundar túneis do Hamas em Gaza para expulsar terroristas, diz jornal

De acordo com o jornal, fontes do governo dos Estados Unidos afirmaram que o governo israelense já montou um sistema para bombear água do mar Mediterrâneo da costa de Gaza e utilizá-la para alagar os túneis, um emaranhado de caminhos subterrâneos que, segundo o Hamas, têm cerca de 500 quilômetros de extensão no total, mais que o metrô de Londres. A tática, ainda de acordo com o jornal, poderia ser […]

today5 de dezembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%