G1 Mundo

Lula diz esperar que Amorim traga, do encontro com Zelensky, ‘indícios de soluções para a guerra’

today10 de maio de 2023 9

Fundo
share close

Lula deu a declaração à imprensa ao lado do primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte. O primeiro-ministro fez uma visita oficial ao presidente em Brasília.

Lula enviou a Kiev o chefe da sua assessoria especial, o ex-chanceler Celso Amorim, para conversar com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a respeito da guerra. A conversa deve ser nesta quarta (10) Antes, Amorim esteve em Moscou para uma reunião similar com o presidente russo, Vladimir Putin.

“Hoje [terça] o Celso Amorim chegou à Ucrânia. Ele já tinha ido à Rússia. Ele viajou 12 horas de trem para poder chegar à Ucrania. Eu espero que o Celso me traga não a solução, que ele me traga indícios de soluções para que a gente possa começar a conversar sobre paz. Ele já sabe o que o Putin quer, ele agora vai saber o que quer o Zelensky. Vamos ter instrumentos para conversar com outros países e construir, quem sabe, a possibilidade de pararmos essa guerra”, afirmou o presidente.



Lula afirmou que a Ucrânia não pode aceitar a invasão territorial imposta pela Rússia. Semanas atrás, falas do presidente de que a Ucrânia também era responsável pela guerra geraram críticas das potências ocidentais, como o Estados Unidos.

“Ucrânia não pode aceitar ocupação do território, tem que resistir. União Europeia tem sua razão. Brasil e outros países têm sua razão de tentar encontrar um meio termo. Se achava que não teria sucesso, não estaria metido nisso até os dentes”, disse Lula.

O presidente afirmou que é “hora de diplomacia”. Lula tem defendido a criação de um grupo de países neutros em relação à guerra para intermediar a paz entre Rússia e Ucrânia.

“Não é hora de guerra. O Brasil condenou a ocupação terrirtorial da Ucrânia, mas, ao mesmo tempo, a continuidade da guerra só vai levar à morte. Precisa encontrar alguém para discutir a paz. O Brasil está disposto a isso”, afirmou o presidente.

O primeiro-ministro da Holanda disse que ficou feliz em conversar sobre a guerra com Lula “sem concessões que possam afetar soberania da Ucrânia”.

Temas para a cúpula do G7

Lula também disse que, na cúpula do G7, no Japão, vai conversar sobre Amazônia, negociações pelo fim da guerra na Ucrânia e alternativas para geração menos poluente de energia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

gerente-de-posto-de-combustiveis-e-preso-e-estabelecimento-lacrado-apos-venda-de-gasolina-adulterada-no-interior-de-sp

G1 Santos

Gerente de posto de combustíveis é preso e estabelecimento lacrado após venda de gasolina adulterada no interior de SP

Posto que funcionava em Registro (SP) havia sido interditado em janeiro de 2023. Os fiscais identificaram que os lacres das bombas irregulares foram rompidos e que o comércio tinha voltado a atuar e vender combustível adulterado. Posto em Registro (SP) violou interdição e foi permanentemente fechado — Foto: Polícia Civil/Divulgação Um posto de combustíveis em Registro, no interior de São Paulo, foi fechado e o gerente preso por policiais da […]

today9 de maio de 2023 35

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%