G1 Santos

Lula e Tarcísio confirmam parceria de R$ 5,8 bilhões por túnel submerso entre Santos e Guarujá

today2 de fevereiro de 2024 7

Fundo
share close

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) divulgaram nesta sexta-feira (2) a parceria para a execução das obras do túnel submerso que ligará Santos a Guarujá, no litoral de São Paulo. Durante o evento, eles não assinaram documentos. A equipe de reportagem apura em que momento será firmado o acordo.

O anúncio das obras, do projeto que é esperado pela comunidade há quase 100 anos, foi realizado durante a programação de aniversário de 132 anos do Porto de Santos. O evento ocorreu na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS), no bairro Macuco, em Santos.

Inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra é estimada em aproximadamente R$ 5,8 bilhões e será custeada com recursos dos orçamentos da União e do estado de São Paulo. Cada ente arcará com 50% do valor previsto.



“Esse túnel é necessário e fica muito caro de fazer sozinho. São Paulo já tinha projeto, meio ambiente aprovado. Humildemente, vamos fazer essa parceria para fazer esse querido ‘eurotunel'”, enfatizou Lula.

O governador paulista disse se sentir privilegiado por participar da parceria com o Governo Federal e ressaltou que não será a única. “Tão importante quanto o túnel Santos-Guarujá, são as outras parcerias que estamos construindo para resolver outro problema histórico da Baixada, como as obras da perimetral”, disse Tarcísio.

Também estiveram presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o senador Alexandre Luiz Giordano, os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Márcio França (Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte), Márcio Costa Macêdo (Secretaria-Geral), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), além de deputados estaduais e federais e prefeitos de Santos, Guarujá e São Vicente.

Túnel ligará Santos a Guarujá — Foto: Autoridade Portuária de Santos

Entre os benefícios previstos com o túnel, estão a redução da poluição ambiental, segurança às pessoas que cruzam o canal do porto diariamente e melhor desempenho das operações portuárias.

De acordo com o projeto, o túnel terá 860 metros. Desta forma, a previsão é que a travessia dure menos de dois minutos, enquanto atualmente o tempo chega a uma hora pela estrada e pode variar de 20 minutos a duas horas pelas balsas.

Em dezembro do ano passado, a APS anunciou a contratação da empresa que fará a modelagem jurídica e econômica do túnel: a Fundação Vanzolini, uma organização sem fins lucrativos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-prepara-35-novos-agentes-em-curso-de-formacao-de-gcms

Prefeitura de Guarujá

Guarujá prepara 35 novos agentes em curso de formação de GCMs

Ainda neste semestre, eles reforçarão o efetivo de 352 GCMs na corporação; formatura está prevista para abril Para incrementar a segurança em Guarujá, a fim de atuar em apoio à Polícia Militar do Estado de São Paulo e garantir o ordenamento da Cidade, novos 35 agentes já estão em curso de formação para integrarem a Guarda Civil Municipal (GCM). Ainda neste semestre, eles reforçarão o efetivo de 344 GCMs na corporação, totalizando 379 profissionais. Com […]

today2 de fevereiro de 2024

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%