G1 Mundo

Lula faz videoconferência com família de brasileiros em Gaza

today26 de outubro de 2023 5

Fundo
share close

Hasan falou ao presidente sobre a situação em Gaza e pediu a ele para acrescentar a mãe e a irmã na lista de pessoas que serão repatriadas ao Brasil.

“Hoje recebi ligação do presidente Lula. Afirmou que está fazendo máximo possível para retirar brasileiros da Faixa de Gaza. Falei sobre minha mãe, afirmou que vai retirar familiar também da Faixa de Gaza que não são brasileiros. Agradeço presidente e governo federal pelo apoio”, afirmou.

No domingo (22), Hasan já havia falado com o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social. Ele está na casa da irmã em Khan Yunis com a esposa, as duas filhas, de 3 e 6 anos, e familiares.



Um grupo de 32 pessoas aguarda resgate e repatriação ao Brasil na Faixa de Gaza. Do total, 22 são brasileiros. Eles estão nas cidades de Khan Yunis e Rafah, aguardando a abertura da fronteira com o Egito.

Em nota divulgada após a conversa, o Palácio do Planalto informou que os brasileiros em Gaza relataram “seu cotidiano de escassez de água, energia, alimentos e medicamentos, além de bombardeios e mortes, em grande parte de crianças”.

Ainda de acordo com o governo, o grupo manifestou o desejo de ser repatriado o mais rápido possível. Segundo o Planalto, Lula ressaltou que “serão feitos todos os esforços possíveis para que voltem e permaneçam no Brasil em segurança”.

O presidente ainda afirmou ao grupo que manterá o avião presidencial a postos no Egito, para ser acionado assim que a fronteira for aberta, e que há uma ampla operação de acolhimento preparada para recebê-los no Brasil, sob coordenação do Ministério da Justiça.

Ressaltou ainda que tem expressado “especial preocupação sobre a situação dos brasileiros em Gaza” nas conversas que têm tido com líderes da região.

O Planalto informou que Lula participou da videoconferência acompanhado do embaixador do Brasil junto à Autoridade Palestina, Alessandro Candeas, do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) e da assessoria especial de Relações Internacionais da Presidência.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

embaixador-de-israel-mostra-na-onu-video-de-decapitacao-pelo-hamas

G1 Mundo

Embaixador de Israel mostra na ONU vídeo de decapitação pelo Hamas

Gilad Erdan, embaixador israelense na ONU, mostrou nesta, quinta-feira (26), imagens e vídeos de pessoas sendo agredidas e decapitadas durante o ataque do grupo terrorista Hamas no dia 7 de outubro. Imagens fortes: Embaixador de Israel mostra na ONU vídeo de decapitação pelo Hamas O embaixador afirmou que os vídeos de violência contra civis gravados e divulgados pelo Hamas eram “violência sádica” e que tinham como objetivo “aterrorizar o povo […]

today26 de outubro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%