G1 Mundo

Lula participa de reunião de cúpula da Celac em Buenos Aires nesta terça

today24 de janeiro de 2023 14

Fundo
share close

O bloco busca a integração latino-americana e caribenha, além da coordenação política, econômica e social dos países. Entre as pautas estão temas como agricultura familiar, energia e meio ambiente.

O Brasil foi um dos responsáveis pela criação do grupo. No entanto, em 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro, o país deixou a Celac (veja mais abaixo).

A participação na 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos marca o retorno do país ao grupo e é um dos compromissos da primeira viagem internacional de Lula desde que voltou à presidência (veja mais abaixo).



Em uma rede social, o presidente afirmou que pretende “retomar laços” e que “o Brasil está voltando ao cenário internacional e atuará pelo fortalecimento do Mercosul”.

Celac: entenda o que é o bloco de países que o Brasil pode voltar a integrar

Celac: entenda o que é o bloco de países que o Brasil pode voltar a integrar

A Celac foi estabelecida formalmente em fevereiro de 2010, em Cancún, no México. No entanto, dois anos antes, Lula, que na época ocupava a presidência, convocou a I Cúpula de Países da América Latina e Caribe (CALC).

O evento aconteceu em Costa do Sauípe, na Bahia, e foi o primeiro grande encontro com governos latino-americanos e caribenhos sem a participação dos Estados Unidos ou Europa.

Em 2020, o então presidente Jair Bolsonaro decidiu retirar o Brasil do grupo, por divergências políticas e ideológicas com Cuba e Venezuela.

A participação de Lula na cúpula nesta terça (24) marca o retorno do Brasil ao grupo. No início do mês, o Ministério das Relações Exteriores divulgou nota em que disse que informou, por todos os meios diplomáticos, a reincorporação do país em todas as instâncias da Celac.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, abriu a 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e celebrou a presença de Lula no evento.

“Não preciso dizer o que significa para um argentino, para o presidente da Argentina especificamente a alegria de ter ao querido amigo Lula presidindo a nossa irmã pátria brasileira, mas também é muito importante que a Celac sem o Brasil é uma Celac muito mais vazia com o qual a sua presença hoje realmente acaba de nos completar”, afirmou o presidente argentino.

Em seus discursos, o presidente brasileiro buscou reforçar a relação entre Brasil e Argentina.

Entre outros pontos, Lula:

Lula diz que BNDES vai voltar a financiar projetos em países vizinhos

Lula diz que BNDES vai voltar a financiar projetos em países vizinhos

A previsão é que nesta terça (24), o presidente também participe de um encontro com o Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel e se reúna com a Primeira-Ministra de Barbados, Mia Mottley.

Na próxima quarta-feira (25), Lula segue em viagem oficial para o Uruguai, onde se encontrará com o chefe do Executivo no país, Luis Alberto Lacalle Pou, receberá um prêmio pela sua atuação em defesa do Meio Ambiente, entregue pela Intendência da cidade, e encontrará o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-frades-franciscanos-brincam-na-neve-em-assis,-na-italia

G1 Mundo

VÍDEO: Frades franciscanos brincam na neve em Assis, na Itália

Uma forte nevasca atingiu a região dos Apeninos no final de semana, criando belas paisagens. Pelas imagens, é possível ver o pátio da Basílica de São Francisco todo coberto de neve. Frades franciscanos brincam na neve em Assis, na Itália Frades franciscanos se envolveram em uma divertida guerra de bolas de neve na segunda-feira (23) depois que uma nevasca cobriu o pátio da Basílica de São Francisco, em Assis, na […]

today24 de janeiro de 2023 123

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%