G1 Mundo

Lula se reúne com Mauro Vieira e tenta fechar agenda de encontros bilaterais na Argentina; Fernández e Maduro estão na lista

today17 de janeiro de 2023 17

Fundo
share close

No país vizinho, o presidente participa do encontro da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e faz reuniões com outros chefes de Estado – incluindo o anfitrião Alberto Fernández.

Lula e Fernández estiveram juntos em São Paulo, no dia seguinte ao resultado do segundo turno, e também na cerimônia de posse de Lula no dia 1º de janeiro. Em 2 de janeiro, os chefes de Estado também mantiveram uma reunião bilateral a portas fechadas.

Na tarde desta terça-feira (17), Lula deve se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o com assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência e ex-chanceler Celso Amorim.



Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a reunião tratará da agenda de encontros de Lula com chefes de Estado durante a viagem à Argentina e ao Uruguai, o primeiro giro internacional do terceiro mandato do petista.

A equipe de Lula trabalha com a possibilidade de uma reunião em Buenos Aires com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (leias mais abaixo), segundo apurou a reportagem.

Conforme auxiliares, Lula recebeu uma série de pedidos de reuniões com presidentes da região. A agenda ainda não foi fechada, mas na prévia consta na segunda-feira (23) a reunião bilateral com Fernández.

Chefes de estado e autoridades estrangeiras parabenizam Lula na posse presidencial

Chefes de estado e autoridades estrangeiras parabenizam Lula na posse presidencial

A cúpula da Celac será realizada na terça-feira (24) em Buenos Aires. Na quarta (25), Lula se reunirá com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, em Montevidéu.

A primeira-dama Janja Lula da Silva deve integrar a comitiva do presidente na viagem. Lula quer aproveitar a agenda para reforçar a mensagem à comunidade internacional de que a política externa do Brasil mudou.

O governo aposta na integração regional e quer retomar espaço em organismos multilaterais.

O Brasil voltou a integrar a Celac, bloco regional composto por outros 32 países, depois de dois anos fora durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Ex-chanceler Celso Amorim fala dos desafios do Brasil no cenário internacional

Ex-chanceler Celso Amorim fala dos desafios do Brasil no cenário internacional

Os governos brasileiro e argentino ainda negociam quais temas serão discutidos no encontro entre Lula e Fernández, mas fontes ouvidas pela reportagem relatam que a bilateral se concentrará no relançamento da parceria estratégica entre os dois países, que envolve:

  • comércio
  • defesa e cooperação na Antártica
  • energia
  • saúde
  • ciência e tecnologia

Em uma rede social, Fernández informou que os dois países assinarão um acordo de integração econômica e energética, porém não deu detalhes do documento.

Encontro com Maduro visto como ‘natural’

Auxiliares de Lula e fontes no Itamaraty afirmam que há possibilidade de uma reunião bilateral em Buenos Aires com Nicolás Maduro, caso o presidente venezuelano vá também à Celac. O tema deve ser tratado nesta terça por Lula, Vieira e Amorim.

Fontes do Itamaraty entendem que um encontro com Maduro ‘é natural’, uma vez que o Brasil retomou as relações com o atual governo venezuelano, suspensas por Bolsonaro.

O Brasil também busca novamente um protagonismo internacional a partir da retomada de uma atuação mediadora de conflitos entre países ou blocos.

No mesmo contexto, nos próximos dias, o governo brasileiro vai enviar uma missão à Venezuela para iniciar o processo de reabertura da embaixada do Brasil na capital Caracas. A missão deve ser chefiada pelo embaixador Flávio Macieira.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

casal-e-roubado-por-trio-armado-na-orla-de-guaruja,-sp;-video

G1 Santos

Casal é roubado por trio armado na orla de Guarujá, SP; VÍDEO

Um casal teve o carro e objetos pessoais roubados na orla da praia de Guarujá, no litoral de São Paulo. O g1 teve acesso às imagens do crime, que terminou com um menor de 16 anos apreendido. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), afora o veículo, os criminosos levaram quatro celulares, seis óculos de sol, joias e dinheiro - o valor não […]

today17 de janeiro de 2023 23

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%