G1 Mundo

Lula vai à Colômbia neste sábado para reunião com Petro sobre Amazônia

today8 de julho de 2023 8

Fundo
share close

O encontro dos chefes de Estado ocorre em Leticia, cidade colombiana vizinha à brasileira Tabatinga (AM), na região amazônica.

Lula embarca na manhã deste sábado a convite de Petro para participar do encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, organizada pelo governo colombiano:

  • 9h20: partida para Leticia
  • 13h: chegada a Leticia
  • 13h15: reunião com Gustavo Petro, presidente da Colômbia
  • 14h: sessão de encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia
  • 16h30: partida para Brasília
  • 20h10: chegada a Brasília



Durante a reunião, Lula e Petro receberão o resultado dos debates de especialistas, pesquisadores, representantes dos povos indígenas, da sociedade civil e de entidades que prestam cooperação internacional na região.

No primeiro semestre, o desmate caiu 34% em relação aos seis primeiros meses de 2022. Em junho, queda ainda maior: 41% na comparação com mesmo mês de 2022.

A preservação da floresta é uma das principais bandeiras de Lula nas viagens internacionais, em oposição à política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que fragilizou a fiscalização na Amazônia.

A discussão organizada pelo governo colombiano serve de prévia para a Cúpula da Amazônia, que o Brasil sediará entre 8 e 9 de agosto, em Belém (PA).

A cúpula reunirá os presidentes dos países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA):

  • Bolívia
  • Brasil
  • Colômbia
  • Equador
  • Guiana
  • Peru
  • Suriname
  • Venezuela

Os presidentes tentarão definir uma agenda de desenvolvimento sustentável para região amazônica, em temas como proteção ambiental, inclusão social, tecnologia e inovação, bioeconomia e valorização dos povos indígenas e comunidades locais.

Segundo o Palácio do Planalto, Lula e Petro também discutirão temas da agenda bilateral de Brasil e Colômbia — em especial comércio, investimentos e cooperação de defesa e segurança.

  1. Argentina (2 vezes)
  2. Uruguai
  3. Estados Unidos
  4. China
  5. Emirados Árabes
  6. Portugal
  7. Espanha
  8. Reino Unido
  9. Japão
  10. Itália
  11. Vaticano
  12. França
  13. Colômbia

Ao longo deste semestre, o presidente também deve ir à África do Sul (reunião do Brics), Índia (cúpula do G20) e Estados Unidos (assembleia-geral da ONU).




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

liderados-por-trump,-republicanos-associam,-sem-provas,-cocaina-encontrada-na-casa-branca-a-filho-de-biden

G1 Mundo

Liderados por Trump, republicanos associam, sem provas, cocaína encontrada na Casa Branca a filho de Biden

Como sempre, o alvo preferido dos ataques é Hunter Biden, filho do presidente, que enfrentou problemas com dependência de drogas e álcool e vem sendo apontado, sem provas, como o autor do material. Sem causar qualquer surpresa, o ex-presidente Donald Trump tomou a dianteira no rol de acusações. “Alguém realmente acredita que a COCAÍNA encontrada na Ala Oeste da Casa Branca, bem perto do Salão Oval, seja para uso de […]

today8 de julho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%