O encontro dos chefes de Estado ocorre em Leticia, cidade colombiana vizinha à brasileira Tabatinga (AM), na região amazônica.
Lula embarca na manhã deste sábado a convite de Petro para participar do encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, organizada pelo governo colombiano:
- 9h20: partida para Leticia
- 13h: chegada a Leticia
- 13h15: reunião com Gustavo Petro, presidente da Colômbia
- 14h: sessão de encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia
- 16h30: partida para Brasília
- 20h10: chegada a Brasília
Durante a reunião, Lula e Petro receberão o resultado dos debates de especialistas, pesquisadores, representantes dos povos indígenas, da sociedade civil e de entidades que prestam cooperação internacional na região.
No primeiro semestre, o desmate caiu 34% em relação aos seis primeiros meses de 2022. Em junho, queda ainda maior: 41% na comparação com mesmo mês de 2022.
A preservação da floresta é uma das principais bandeiras de Lula nas viagens internacionais, em oposição à política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que fragilizou a fiscalização na Amazônia.
A discussão organizada pelo governo colombiano serve de prévia para a Cúpula da Amazônia, que o Brasil sediará entre 8 e 9 de agosto, em Belém (PA).
A cúpula reunirá os presidentes dos países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA):
- Bolívia
- Brasil
- Colômbia
- Equador
- Guiana
- Peru
- Suriname
- Venezuela
Os presidentes tentarão definir uma agenda de desenvolvimento sustentável para região amazônica, em temas como proteção ambiental, inclusão social, tecnologia e inovação, bioeconomia e valorização dos povos indígenas e comunidades locais.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula e Petro também discutirão temas da agenda bilateral de Brasil e Colômbia — em especial comércio, investimentos e cooperação de defesa e segurança.
- Argentina (2 vezes)
- Uruguai
- Estados Unidos
- China
- Emirados Árabes
- Portugal
- Espanha
- Reino Unido
- Japão
- Itália
- Vaticano
- França
- Colômbia
Ao longo deste semestre, o presidente também deve ir à África do Sul (reunião do Brics), Índia (cúpula do G20) e Estados Unidos (assembleia-geral da ONU).
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)