G1 Mundo

Macron enfrenta teste com voto de desconfiança sobre reforma da previdência na segunda-feira

today19 de março de 2023 12

Fundo
share close

O presidente da França, Emanuel Macron, enfrentará um momento crítico na segunda-feira (20), quando a Assembleia Nacional Francesa tem agendada a votação de uma moção de desconfiança. Duas moções foram apresentadas pela oposição após o seu governo contornar o Parlamento na quinta-feira (16) para aprovar um impopular aumento na idade de aposentadoria do Estado.

A medida do governo francês ocorreu após semanas de protestos contra a reforma da previdência e desencadeou três noites de tumultos e manifestações em Paris e em todo o país.



Pelo menos 120 pessoas foram presas em protestos na noite desta quinta-feira em Paris

Pelo menos 120 pessoas foram presas em protestos na noite desta quinta-feira em Paris

Até o momento pelo menos 500 pessoas já foram presas na França, em um episódio que lembra os protestos dos Coletes Amarelos que eclodiram em 2018 devido aos altos preços dos combustíveis.

No entanto, embora os votos de segunda-feira possam mostrar o nível de insatisfação com o governo de Macron, é improvável que o derrubem.

O grupo de centro Liot propôs uma moção de desconfiança multipartidária, que foi co-assinada pela aliança de extrema-esquerda Nupes. Horas depois, o partido de extrema-direita francês Reagrupamento Nacional, que possui 88 membros da Assembleia Nacional, também apresentou uma moção de censura.

Apesar dos protestos, Macron aumenta idade para aposentadoria na França sem aval do Congresso — Foto: JN

Mas mesmo que o partido de Macron tenha perdido sua maioria absoluta na câmara baixa após as eleições do ano passado, há pouca chance de que a moção multipartidária passe – a menos que uma aliança surpreendente de parlamentares de todos os lados seja formada, da extrema-esquerda à extrema-direita.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

uma-guerra-entre-eua-e-china-esta-mais-proxima?

G1 Mundo

Uma guerra entre EUA e China está mais próxima?

Os detalhes foram revelados na segunda-feira (13) em San Diego, na Califórnia. Pelo pacto, os australianos terão seu primeiro submarino nuclear fornecido pelos EUA. Serão no mínimo três. A partir de 2027, submarinos norte-americanos e britânicos ficarão estacionados em algumas cidades da Austrália. "Entrando em um caminho perigoso", "não levar em consideração preocupações da comunidade internacional" e até "arriscar uma nova corrida armamentista e de proliferação nuclear" são apenas algumas […]

today19 de março de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%