G1 Mundo

Macron vira alvo de críticas por comportamento constrangedor na final da Copa do Mundo

today20 de dezembro de 2022 14

Fundo
share close

Ele desceu da tribuna para o gramado, fez discurso no vestiário e tentou consolar os jogadores, sendo praticamente ignorado pelo craque do time, Kylian Mbappé.

Macron foi rapidamente tachado de carreirista, paternalista e oportunista. “Ele tentou lucrar politicamente com a vitória em 2018. E agora ele também está tentando confiscar a derrota”, observou o comentarista Matthieu Croissandeau, da emissora BFMTV.

No início da Copa, quando o Catar estava no centro das críticas mundiais e ameaçado de boicote, o presidente francês vaticinou: não se deve misturar esporte e política. No fatídico domingo para a seleção francesa, ele pareceu demonstrar o contrário, ao se utilizar de uma retórica típica de campanha eleitoral no discurso aos jogadores.



“O que esta partida também nos diz é que nunca há um cenário escrito com antecedência, que sempre é possível”, disse Macron, entre palavras motivadoras e o final épico de “Viva a França, viva a república”.

Emmanuel Macron entrega medalha de segundo lugar ao jogador francês Olivier Giroud — Foto: Hannah Mckay/Reuters

Foi difícil perder o presidente francês de vista: ele estava na tribuna, no campo, na entrega de medalhas, no vestiário. Sua onipresença refletia também o isolamento e foi ridicularizada em memes e em comentários. “Pensei que ele fosse o treinador”, observou o ex-jogador Emmanuel Petit também na BFMTV.

“Emmanuel Macron provou por A+B que o esporte é, foi, e será sempre político, sobretudo quando atrai milhões de espectadores. Ao ver Mbappé desta forma, Macron atravessou esta fronteira entre esportistas e políticos para entrar na zona cinzenta da recuperação”, avaliou o jornal “Libération”.

O desempenho constrangedor do presidente francês caminhou lado a lado com o desencanto pela derrocada dos bleus.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

apos-16-dias,-bombeiros-encerram-buscas-sem-encontrar-homem-e-mulher-desaparecidos-em-trilha-de-sao-paulo

G1 Santos

Após 16 dias, bombeiros encerram buscas sem encontrar homem e mulher desaparecidos em trilha de São Paulo

O Corpo de Bombeiros informou que encerrou nesta terça-feira (20) as buscas pelos dois amigos que sumiram em 4 de dezembro, quando faziam uma trilha com mais oito amigos na Ponte da Usina, região de Emburá, zona sul da cidade de São Paulo. A corporação afirmou que usou "todas as ferramentas e métodos disponíveis" para buscar os amigos. Durante a chuva, eles foram atingidos por uma "cabeça d'água". O fenômeno […]

today20 de dezembro de 2022 25

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%