Léo Lins faz piada sobre hidrocefalia e mãe de Rael, de dois anos, afirma que chorou ao ver o vídeo com o comentário do humorista — Foto: Arquivo pessoal
Uma ‘piada’ feita pelo humorista Léo Lins sobre uma criança que mora no Ceará e tem hidrocefalia ganhou repercussão negativa, causando a demissão dele da emissora de televisão onde trabalhava. Marina Siqueira Euflauzino, de 36 anos, moradora de Santos, no litoral de São Paulo, tem um filho de dois anos com as mesmas condições do garoto cearense. Ela contou ter chorado demais após ter assistido o vídeo do humorista, e ressaltou que enquanto Léo Lins faz piada de mau gosto, ela luta para o filho continuar vivo.
Marina, que é internacionalista [formada em Relações Internacionais], é mãe Rael Siqueira de Camargo, de dois anos. Ela disse que ficou sabendo do vídeo da ‘piada’ através de um grupo de mães com filhos prematuros e com hidrocefalia. “Chorei demais ao assistir. Não gosto nem de lembrar, pois eu choro de novo”.
Entenda o que é hidrocefalia
Ela contou que aumenta a revolta o fato de Lins demonstrar não ter noção das dificuldades vividas por pelas famílias e pelas crianças com hidrocefalia.
Marina explicou que Rael possui duas válvulas na cabeça [que regulam a quantidade, direção de fluxo e pressão do líquido]. Na cirurgia para colocar a segunda válvula o médico teria dito: ‘vou colocar a válvula, mas se infeccionar é óbito’. “A gente mora dentro dos hospitais. Fico um mês em casa e dois no hospital”.
A internacionalista ressaltou que não é contra piadas e que, inclusive, já frequentou bastante stand ups [espetáculos de humor]. Porém, não considera que este caso tenha sido uma piada, e sim um comentário ‘infeliz’.
Marina afirma que luta para que o filho continue vivo — Foto: Arquivo Pessoal
“Eu acho que ele quer ser famoso a custo da infelicidade alheia. Só que tudo tem um limite, e ele passou de todos os limites. Não teve senso nenhum. Ele acha que ele está certo, que é liberdade de expressão, só que não existe liberdade de expressão quando você desrespeita o outro”.
Na ‘piada’, o humorista comentou sobre a ‘água’ na cabeça da criança, se referindo ao líquido cefalorraquidiano (LCR) ou liquor. O volume anormal de liquor faz com que o cérebro seja comprimido contra os ossos do crânio.
“A gente briga com essa ‘água’ todos os dias para ela não matar nosso filho. E ele fez uma brincadeira desse tipo. A pressão que ela [água] faz no cérebro pode matar a criança. Ele não tem conhecimento nenhum”, afirmou.
Rael mora com a mãe em Santos, no litoral de São Paulo — Foto: Arquivo Pessoal
Marina comentou que, além da demissão, Léo Lins precisa ser processado. “Amanhã ele vai fazer piada sobre o autista, depois da síndrome de down, e sobre as milhares de síndromes que existem. Ficar famoso a custo de quê?”
A mãe de Rael compartilhou nas redes sociais uma publicação do neurocirurgião, Daniel Cardeal, que acompanha o filho dela no Hospital das Clínicas, em São Paulo.
A publicação afirma que as falas do humorista são ‘repugnantes e insensíveis’, além de ressaltar que “crianças com hidrocefalia são pequenos heróis que lutam pelas melhores perspectivas de futuro e merecem nosso respeito, atenção, cuidado e, sobretudo, amor”.
Marina compartilhou a nota de repúdio publicada pelo médico que acompanha Rael — Foto: Reprodução
Publicar comentários (0)