O projeto aconteceu na Escola Estadual Tancredo Neves, no bairro Jardim Primavera. Uma das formas que as professoras de Yuri Silva do Nascimento, de 10 anos, encontraram para inclui-lo na atividade foi por meio da punção [técnica de textura na página] em cima do desenho de um dos colegas do menino. Assim, ele pôde ‘sentir’ a imagem de Pelé segurando uma bola de futebol.
“Quando vi o projeto, foi muito emocionante. Passou um ‘filme’ na minha cabeça com tudo o que já passamos juntos. Não foi fácil. As pessoas muitas vezes não sabem incluir [deficientes físicos na sociedade]. Estou muito feliz, pois as professoras dele são maravilhosas. A inclusão social é muito importante“, desabafou a mãe de Yuri.
Menino que ‘sentiu Pelé’ em braille comemora oportunidade de aprender mais sobre o Rei do Futebol — Foto: Arquivo Pessoal
Ainda de acordo com Lucélia, o projeto foi importante para que o filho tivesse mais contato com a história do ídolo no futebol. “Yuri é uma criança muito inteligente e tem facilidade em gravar as coisas. Ele sabe toda a biografia do Pelé”.
O menino, por sua vez, também comemorou a chance de aprender mais sobre o ex-jogador. “Estou gostando muito de fazer o projeto sobre o Pelé. Ele era ‘daora’ e tinha atitudes legais“. Yuri fez questão de elogiar o talento do colega que ‘projetou’ a arte. “Meu amigo é um grande desenhista, e a minha professora passou a punção [em cima da arte, para que ele pudesse ‘sentir’]. Estou adorando”.
Protagonista da própria história
Ao g1, a professora Marcela Pimentel Leopoldino contou anteriormente que o projeto chamado ‘O Menino que foi Protagonista na sua História’ tem como objetivo apresentar Pelé aos alunos entre 9 e 10 anos. Os estudantes deveriam representar a imagem do ex-jogador de uma maneira criativa.
“Ele [Yuri] já conhecia o Pelé, pois ouvia as matérias [esportivas] e sabe bastante coisa sobre [o Rei do Futebol]. O resultado foi emocionante. O aluno enxergar através das suas mãos cada detalhe do ídolo, não teve como não se emocionar”, explicou a professora.
De ‘bola do milésimo gol’ a cartaz sobre o Rei: projeto em escola homenageia Pelé — Foto: Arquivo Pessoal
O título da iniciativa, sobre o protagonismo de Pelé durante a vida dele, inclusive, é uma forma da professora incentivar os estudantes. Segundo Marcela, o Rei do Futebol foi um exemplo perfeito para usar como ‘modelo’.
“O aluno tem que ser protagonista. O Pelé foi protagonista na vida dele, pois veio de uma infância pobre, com muitas dificuldades e, mesmo assim, não desistiu. Lutou e chegou lá. Colocar o Pelé como referência é até mais fácil para os alunos entenderem”, finalizou Marcela.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)