G1 Santos

Mãe que conseguiu remédio ‘mais caro do mundo’ na Justiça comemora a inclusão dele no SUS: ‘sonho realizado’

today11 de dezembro de 2022 12

Fundo
share close

O tratamento é considerado o mais moderno para crianças com Atrofia Muscular Espinhal (AME). Em nota, o Ministério da Saúde confirmou que o medicamento foi incorporado no SUS e que a decisão foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (7).

Segundo a pasta, o medicamento estará disponível no SUS em até 180 dias, prazo necessário para os trâmites operacionais de negociação de preço, compra, distribuição e elaboração de protocolo clínico para orientação sobre uso. A recomendação é que o medicamento seja usado para tratar crianças que estejam fora de ventilação invasiva acima de 16h por dia.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o medicamento também deve ser incluído no Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o que significa que estará entre os tratamentos cobertos por planos de saúde em até 180 dias.



Durante esse período de luta, Adriele contou ter sido triste ver a piora da doença em muitas crianças, cujas famílias não têm condições para pagar advogado ou porque tiveram o processo para acesso ao medicamento negado. “É extremamente importante fazer o uso da medicação o mais rápido possível”, disse ela.

“Muitas mães vão poder ter uma vida normal, ter um desenvolvimento com seus filhos, a AME não vai ter a história de que ela vem só para matar. A gente vai conseguir mudar o quadro da AME, o que dizem da AME no país. Vai ser ótimo”, afirmou.

Adriele reforçou a importância do uso do Zolgensma para a filha. “Foi extremamente importante, é inexplicável, transforma [a vida] da criança. A gente sabe que tem um risco grande na infusão e no pós, mas as mães tendo os cuidados, os filhos vão conseguir de desenvolver, vão conseguir ter uma vida normal, isso que é importante”.

Segundo ela, a Antonella está tendo o desenvolvimento completo. “Ela não conseguia mexer a língua, agora ela consegue. Está tendo sustento de tronco e de cabeça, está tendo ganhos, coisa que antes não tinha nenhum”, finalizou.

Adriele explicou que a medicação consiste em uma dose única e, posteriormente, o tratamento é realizado com sessões de fisioterapia e fonoaudiologia para fortalecer a musculatura da criança.

“Nós conseguimos via judicial a internação da Antonella, os médicos, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Como nenhum hospital do SUS faz [o acompanhamento], tivemos que tirar a Antonella do Hospital das Clínicas e fazer a internação em um hospital particular”.

Segundo o Ministério da Saúde, a AME é uma doença genética rara, sem cura, e que interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores. Por isso, as pessoas que têm atrofia muscular espinhal vão perdendo o controle e força musculares, ficando incapacitados de se mover, engolir ou mesmo respirar, podendo, inclusive, morrer.

Antonella é a primeira filha de casal e foi diagnosticada com doença rara que pode até levar a morte — Foto: Arquivo pessoal

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

empresaria-e-aprovada-em-emprego-por-engano-e-mobiliza-a-internet-para-encontrar-candidata-que-passou-contato-errado

G1 Santos

Empresária é aprovada em emprego por engano e mobiliza a internet para encontrar candidata que passou contato errado

A empresária Ana Carolina Cederboom, de 38 anos, foi surpreendida por uma mensagem de que havia sido aprovada para trabalhar em um supermercado de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Como ela não se inscreveu para a vaga, percebeu que a candidata selecionada, de nome Stefany, tinha informado o telefone errado no cadastro. Sensibilizada, publicou a situação nas redes sociais, que teve grande alcance e chegou ao marido da […]

today11 de dezembro de 2022 38

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%