G1 Santos

Mãe vira profissional da saúde após filho nascer com mesma malformação que filha de Pedro Scooby

today4 de fevereiro de 2023 12

Fundo
share close

Um dos filhos da técnica de enfermagem Bianca Blanco, de 41 anos, nasceu com gastrosquise, uma malformação congênita na parede abdominal do bebê, e que também afetou Aurora, filha da modelo Cintia Dicker com o surfista Pedro Scooby. Após o susto, com o diagnóstico ainda na gestação, o filho de Bianca passou por cirurgia e hoje tem uma vida normal. A experiência pessoal fez Bianca se dedicar a área da saúde.

Bianca lembra que descobriu a anomalia congênita do filho mais velho Kauê, há 23 anos. “Foi durante a gestação, em uma ultrassonografia, que foi visto que um deles tinha as alças intestinais para fora”, explica. Na época, Bianca tinha 18 anos e lidar com a situação foi difícil, pois era leiga, nova e imatura, segundo ela. “Sem noção do que era”, afirma.

Na época em que engravidou, Bianca Blanco tinha 18 anos e lidar com todo o caso foi difícil. — Foto: Arquivo Pessoal



A jovem precisou passar por novos exames, que confirmaram a anomalia de um dos gêmeos. “Fui encaminhada para o nefrologista e marcamos a cirurgia para colocar o intestino dele para dentro, porque ele poderia precisar da cirurgia no primeiro dia de vida, se houvesse condições para isso”, disse.

A cirurgia cesariana foi agendada. Porém, dias antes Bianca começou a sentir as contrações do parto. Ela foi internada em um hospital de Santos e precisou tomar medicações para ‘segurar a gestação’. Os gêmeos Kauê e Victor nasceram no dia 4 de outubro de 2000.

O bebê Kauê Blanco precisou ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal durante alguns dias — Foto: Arquivo Pessoal

Logo em seguida, Kauê passou pela cirurgia nas alças abdominais, procedimento realizado para reinserir o intestino dele. O menino precisou ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do hospital durante alguns dias.

“A gastrosquise veio acompanhada de mais dois problemas, no rim e no coração”, conta a mãe. Durante o período em que o filho passou internado, Bianca descobriu que o menino tinha cardiopatia congênita e hidronefrose [dilatação] no rim esquerdo. Por isso, ele também precisou fazer um procedimento cirúrgico para trocar a válvula que usa no coração;

Os gêmeos Kauê e Victor Blanco nasceram no dia 4 de outubro de 2000 e, logo em seguida, o menino passou pela cirurgia nas alças abdominais para reinserir o intestino. — Foto: Arquivo Pessoal

Cerca de seis anos após o nascimento dos meninos, Bianca passou a trabalhar na Santa Casa de Santos, como técnica de enfermagem, onde se deparou com casos semelhantes aos do filho. “Os problemas de saúde dele me fizeram trabalhar nessa área”, afirma.

Mais de 20 anos desde as cirurgias, Kauê cresceu e atualmente tem apenas uma cicatriz na região do umbigo. Ele diz que vive uma vida normal e trabalha transportando documentos de bicicleta. “Nunca senti nada de diferente, nem falta de ar ou qualquer coisa assim, inclusive, pratico musculação e futebol”, explica.

Moradora de Santos, no litoral de SP, entra na área da saúde após filho nascer com malformação que deixa intestino ‘para fora’. — Foto: Arquivo Pessoal

Kauê Blanco de Santos, no litoral de SP, nasceu com as alças do intestino para fora. — Foto: Freepik

De acordo com o Manual do Manejo Clínico da Gastrosquise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a gastrosquise é uma malformação da parede abdominal anterior, de causa ainda desconhecida, que apresentou aumento da incidência no mundo todo nos últimos anos.

O manejo clínico adequado do paciente com gastrosquise impacta na morbimortalidade e no prognóstico. Ainda segundo a Fundação, a incidência dessa malformação varia entre 4 a 5 casos entre 10 mil bebês que nascem com vida.

Aurora, filha de Pedro Scooby e Cíntia Dicker, recebeu alta de hospital duas semanas após nascimento. — Foto: Reprodução/Instagram

A filha de Cintia Dicker, de 36 anos, e Pedro Scooby, de 34, nasceu em 27 de dezembro de 2022 e precisou passar por uma cirurgia logo após o parto e por mais dois procedimentos médicos. A recuperação dela foi rápida, justamente por ter nascido com mais de 4kg e com 54cm.

Ela recebeu alta duas semanas após a internação, porém, foi somente no dia 23 que a mãe da bebê divulgou o diagnóstico de Aurora. No mesmo dia, o casal fez um vídeo em suas redes sociais para mostrar a filha aos seguidores.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

estrutura-desaba-pouco-antes-de-show-do-capital-inicial-e-provoca-correria-em-sp;-video

G1 Santos

Estrutura desaba pouco antes de show do Capital Inicial e provoca correria em SP; VÍDEO

Uma estrutura montada para shows na praia de Bertioga, no litoral de São Paulo, desabou, na noite da última sexta-feira (3), devido aos fortes ventos que atingiram a região. O local receberia a banda Capital Inicial, que precisou adiar a apresentação após o incidente. Ninguém ficou ferido (Veja o vídeo acima). Nas imagens obtidas pelo g1 neste sábado (4) é possível ver, por dois ângulos, o momento exato em que […]

today4 de fevereiro de 2023 28

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%